Avaliação da composição químico - bromatológica do capim mombaça (Panicum maximum Jacq.) submetido a diferentes doses de nitrogênio

Authors

  • Karina Rocha Freitas UFG
  • Beneval Rosa
  • Juliana Azevedo Ruggiero
  • Jorge Luiz do Nascimento
  • Alexandre Bryan Heinemam
  • Rafaela Ferreira Macedo
  • Maria Abadia Tavares Naves
  • Itamar Pereira de Oliveira

Keywords:

FDA. FDN. Macronutrientes. Micronutrientes. Proteína bruta.

Abstract

O experimento foi realizado na Escola de Agronomia da UFG, com o objetivo de avaliar o efeito de diferentes doses de N na composição químico-bromatológica do capim Mombaça (Panicum maximum Jacq.). Foram utilizadas quatro doses de N (70, 140, 210 e 280 kg ha-1 ano-1), na forma de uréia. O período da avaliação da forrageira foi de novembro de 2002 a abril de 2003, sendo realizados seis cortes, com intervalo de 28 dias, a uma altura de 30 cm acima do solo. O material de cada corte foi identificado, pesado e realizadas as análises bromatológicas para determinação de PB, FDN, FDA, HEM e as análises químicas foliares para determinação do N, P, K, S, Ca, Mg, Cu, Fe, Mn e Zn. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas no tempo, com oito repetições, utilizando o teste de Scott-Knott e análise de regressão para comparação das médias. Os teores de PB e as concentrações foliares de K, S, Mn e Zn foram influenciados pelas doses de N. Os teores de FDN, FDA, HEM, P, Ca, Mg, Cu e Fe não foram influenciados pelas doses de N.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-09-18

How to Cite

ROCHA FREITAS, K., ROSA, B., AZEVEDO RUGGIERO, J., LUIZ DO NASCIMENTO, J., BRYAN HEINEMAM, A., FERREIRA MACEDO, R., ABADIA TAVARES NAVES, M. and PEREIRA DE OLIVEIRA, I., 2007. Avaliação da composição químico - bromatológica do capim mombaça (Panicum maximum Jacq.) submetido a diferentes doses de nitrogênio. Bioscience Journal [online], vol. 23, no. 3. [Accessed8 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6851.