Doses de ethephon e comprimentos de folhas d sobre algumas características do abacaxizeiro, cv Smooth cayenne no Triângulo Mineiro

Authors

  • Berildo de Melo UFU
  • Sâmia Regina Abdla Arantes Galvão UFU
  • Paulo Sergio Nascimento Lopes
  • Ana Paula Pereira da Silva
  • Mauricio Martins
  • João das Graças Santana
  • Jose Magno Queiroz Luz

Keywords:

Ananas comosus, Indução floral, Ethephon, Folha D.

Abstract

Este trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar o efeito de doses do ethephon (ácido 2-cloroetilfosfônico) na indução floral do abacaxizeiro, cv Smooth Cayenne, em diferentes comprimentos de folha D. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 3 x 3, sendo o comprimento da folha D: 70, 80 e 90 cm e doses do ethephon de 30, 40 e 50 mL do produto comercial/única aplicação por abacaxizeiro, respectivamente, com quatro repetições. As características avaliadas foram: diâmetro, comprimento e peso dos frutos e teor de sólidos solúveis totais. Constatou-se que as doses de 30, 40 e 50 mL de ethephon por planta não influenciaram no comprimento, diâmetro, e peso dos frutos e teor de sólidos solúveis totais de abacaxi, cv Smooth Cayenne. A indução floral em folhas D com 90 cm de comprimento aumentou o comprimento, diâmetro, peso dos frutos e teor de sólidos solúveis totais de abacaxi, cv Smooth Cayenne. Os pesos dos frutos foram 8,05% e 6,90% superiores quando a indução floral ocorreu em plantas com folha D apresentando 90 cm de comprimento em relação à 70 e 80 cm, respectivamente. A aplicação de 40 mL de ethephon (dose única) em folhas D de 80 cm de comprimento proporcionou um maior teor de sólidos solúveis totais em frutos de abacaxi, comparativamente aos demais tratamentos (30 e 50mL).

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-06-20

How to Cite

DE MELO, B., REGINA ABDLA ARANTES GALVÃO, S., SERGIO NASCIMENTO LOPES, P., PEREIRA DA SILVA, A.P., MARTINS, M., DAS GRAÇAS SANTANA, J. and MAGNO QUEIROZ LUZ, J., 2007. Doses de ethephon e comprimentos de folhas d sobre algumas características do abacaxizeiro, cv Smooth cayenne no Triângulo Mineiro. Bioscience Journal [online], vol. 23, no. 1. [Accessed22 July 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6822.

Issue

Section

Artigos