Bioatividade de Stryphnodendron adstringens, S. polyphyllum, Caryocar brasiliensis, plantas do cerrado brasileiro, sobre Trypanosoma cruzi "in vivo�

Authors

  • Joana D' Arc Herzog-Soares
  • Eliana Isac
  • Ana Maria de Castro
  • Jose Clecildo Barreto Bezerra

Keywords:

Caryocar brasiliense, Plantas, Stryphnodendron adstringens, Stryphnodendron

Abstract

O presente trabalho verificou a ação do extrato bruto etanólico da casca do Stryphnodendron adstringens, S. polyphyllum e Caryocar brasiliense, plantas do cerrado brasileiro, sobre a parasitemia de camundongos inoculados com a cepa Y de Trypanosoma cruzi na fase aguda da infecção, avaliando a interferência na agudização ou inibição do processo infeccioso. Os camundongos (Balb/C) foram infectados por via intraperitoneal com 1104 formas tripomastigotas e, após 24 horas, inoculados por via intragástrica com dose diária de 400g/ml dos extratos durante 10 dias. A avaliação da parasitemia foi realizada em intervalos de dois dias até a morte dos animais. Durante o estudo, observou-se que o extrato do S. adstringens e S. polyphyllum apresentou aumento da atividade tripanocida no sexto e oitavo dias, ocorrendo maior inibição de crescimento no oitavo dia, quando comparado ao grupo controle. O extrato bruto de C. brasiliense apresentou atividade tripanocida com inibição de crescimento apenas no oitavo dia. Os resultados demonstraram que os extratos das plantas testadas apresentaram uma significativa interferência na curva de parasitemia do T. cruzi, reduzindo o número de parasitos no sangue dos camundongos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-06-19

How to Cite

D’ ARC HERZOG-SOARES, J., ISAC, E., MARIA DE CASTRO, A. and CLECILDO BARRETO BEZERRA, J., 2007. Bioatividade de Stryphnodendron adstringens, S. polyphyllum, Caryocar brasiliensis, plantas do cerrado brasileiro, sobre Trypanosoma cruzi "in vivoâ€?. Bioscience Journal [online], vol. 22, no. 3. [Accessed29 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6812.