Análise da regeneração natural em uma comunidade vegetal de cerrado no parque Victório Siquierolli, Uberlândia-MG

Authors

  • Vagner Santiago do Vale Instituto de Biologia (UFU)
  • Renata Furukawa Crespilho
  • Ivan Schiavini Instituto de Biologia

Keywords:

Regeneração Natural

Abstract

Neste trabalho realizou-se o levantamento floristico e fitossociologico de uma comunidade em regeneracao natural, localizada no Parque Municipal Victorio Siquierolli, Uberlandia (MG). Foram medidos altura e diametro na base do solo de todas as plantas com altura maior ou igual 1,5m em 25 parcelas de 10 x 10m. Foram obtidos a frequencia, densidade e dominancia relativas alem do valor de importancia (VI), indice de Shannon e Equitabilidade. A comunidade foi separada em estrato de regeneracao e estrato arboreo de grande porte (diametro na base do solo igual ou maior 15cm). A estrutura das populacoes mais representativas na area foi analisada com base na altura e diâmetro dos indivíduos. Foram amostrados 935 indivíduos e 57 especies distribuidas entre 32 famílias. As especies com maior VI no estrato de regeneração foram Matayba guianensis, Xylopia aromatica, Siparuna guianensis, Heteropteris escaloniifolia e Piptocarpha rotundifolia enquanto que no estrato arboreo Piptocarpha rotundifolia, Pterodon pubescens, Xylopia aromatica e Matayba guianensis foram as mais importantes. Os indices de Shannon e Equitabilidade para ambos os estratros sao considerados baixos, assim como o numero de especies encontradas na area total. Esses valores sao explicados pela forte interferencia antropica sofrida pela area no passado. As espécies mais representativas apresentaram distribuição agregada na area e estruturas populacionais de diametro e altura nao apresentam um padrao entre as espécies analisadas. A area estudada foi classificada como um cerradao em sucessao secundaria devido a sua alta similaridade com o cerradao proximo a esta area. Neste trabalho fica demonstrada a importancia da protecao de comunidades vegetais fortemente antropizadas no passado para a recuperação natural da vegetação. Palavras Chaves: Composicao Floristica, Estrutura Populacional, Ecologia de Comunidades, Sucessao Secundaria.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vagner Santiago do Vale, Instituto de Biologia (UFU)

Bacharel licenciado em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal de Uberlandia(UFU). Mestrando em Ecologia e Conservacao de Recursos Naturais pela UFU.

Renata Furukawa Crespilho

Bacharel licenciada em Ciencias Biologicas pela Universidade Federal de Uberlandia - MG

Ivan Schiavini, Instituto de Biologia

Professor associado 1 do Instituto de Biologia (UFU) e doutor em ecologia

Published

2009-02-27

How to Cite

VALE, V.S. do, CRESPILHO, R.F. and SCHIAVINI, I., 2009. Análise da regeneração natural em uma comunidade vegetal de cerrado no parque Victório Siquierolli, Uberlândia-MG. Bioscience Journal [online], vol. 25, no. 1. [Accessed12 August 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6782.

Issue

Section

Artigos