Estudo retrospectivo dos casos de disrafismo espinhal no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), no período de 1992 A 2002

Authors

  • Samuel Caputo de Castro Universidade Federal de Uberlândia
  • Diego Carvalho Gomes Moraes Universidade Federal de Uberlândia
  • Thais Helena Pereira Martins Universidade Federal de Uberlândia
  • Samantha Martins Comacio Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

Objetivo - Avaliar as características clinicas, formas de tratamento e evoluçao dos pacientes portadores de disrafismo espinhal, atendidos no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlandia (HC-UFU) em um intervalo de onze anos (janeiro de 1992 a dezembro de 2002). Metodo - Realizou-se um estudo descritivo, identificando os casos analisados conforme sua apresentação clinica (espinha bifida oculta, meningocele e mielomeningocele). As seguintes variaveis foram analisadas: genero, raça, idade materna, peso de nascimento, epoca do diagnostico, presença de malformaçoes associadas, tratamento cirurgico, ocorrencia e causa do obito. Resultado - Dentre os pacientes analisados, 50,9% eram do sexo feminino e 73,1% da etnia branca. Em relação a idade materna, a maioria (68,5%) encontrava-se entre 20 e 29 anos. A media dos pesos dos pacientes ao nascimento foi de 2.938 gramas. Em 81,5% dos casos, o diagnostico do disrafismo foi feito ao nascimento. Considerando a apresentaçao clinica, observou-se a ocorrencia de mielomeningocele em 94,4% dos casos, de espinha bifida oculta em 3,8% e de meningocele em 2,8%. A localizaçao do disrafismo preponderante foi a lombossacral, correspondendo a 84% dos casos. Dentre as lesoes associadas, observou-se maior frequencia de hidrocefalia, Sindrome de Arnold Chiari tipo II e estrabismo. A cirurgia foi realizada em 94,4% dos pacientes. Houve obito em 9,26% dos casos. Conclusão - O indice de diagnostico intra-utero dos disrafismos espinhais foi baixo, refletindo, possivelmente, a deficiente disponibilidade de equipamentos apropriados e/ou inexperiência dos profissionais nos serviços publicos. Os demais achados foram semelhantes aos da literatura.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2010-09-01

How to Cite

CASTRO, S.C. de, MORAES, D.C.G., MARTINS, T.H.P. and COMACIO, S.M., 2010. Estudo retrospectivo dos casos de disrafismo espinhal no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), no período de 1992 A 2002 . Bioscience Journal [online], vol. 26, no. 4, pp. 653–660. [Accessed29 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6776.

Issue

Section

Health Sciences