Comparação da precisão dos resultados do teste de Tetrazolio usando a metodologia alternativa e a tradicional em sementes de soja

Authors

  • Nara Rosseti Fonseca; Marcelo Fagioli Unesp/Botucatu

Keywords:

Glycine max (L.) Merrill, precondicionamento, viabilidade, vigor

Abstract

O uso do teste de tetrazólio tem-se destacado no controle de qualidade de sementes de soja devido ao grande número de informações fornecidas. Mesmo sendo considerado um teste rápido, em 1998 foi sugerido uma metodologia alternativa para o pré-condicionamento das sementes, permitindo um ganho de tempo de 10 horas no preparo das sementes. Em função do exposto, desenvolveu-se o presente trabalho com objetivo de comparar a precisão dos resultados do teste de tetrazólio usando a metodologia alternativa com os da metodologia tradicional. Foram utilizadas sementes de três genótipos de soja, sendo Conquista, Garantia e M-Soy 8400, produzidas na safra 2000/2001. As sementes foram avaliadas quanto à porcentagem de germinação pelo teste padrão em areia e em rolo de papel, teor de água inicial e após o envelhecimento das sementes e vigor avaliado pelo teste de tetrazólio usando a metodologia tradicional (TZt) e a metodologia alternativa (Tza) e pelo envelhecimento acelerado conduzido em duas diferentes combinações de exposição (45ºC 24h-1 e 45ºC 72h-1), após o período de envelhecimento as sementes foram submetidas ao TZt e Tza. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições por genótipo em todas as avaliações, com exceção apenas para o teste de tetrazólio, com duas repetições. As médias foram comparadas pelo teste de Tukey em nível de 5% de probabilidade. Comparando as duas metodologias quanto ao nível de vigor (classe 1 a 3) e potencial de germinação (classe 1 a 5) verificou-se que tanto para sementes sem envelhecimento como para as envelhecidas a (45ºC 24h-1 e 45ºC 72h-1) os resultados não diferiram estatisticamente. Portanto, concluiu-se que não existiu perda de precisão nos resultados do TZ ao adotar a metodologia alternativa, nos casos de necessidade de maior rapidez no preparo das sementes.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2008-06-04

How to Cite

FONSECA; MARCELO FAGIOLI, N.R., 2008. Comparação da precisão dos resultados do teste de Tetrazolio usando a metodologia alternativa e a tradicional em sementes de soja. Bioscience Journal [online], vol. 24, no. 2. [Accessed14 September 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6740.

Issue

Section

Artigos