Agressividade e divergencia genetica por RAPD de isolados de Colletotrichum gloesporioides coletados em lavouras cafeeiras de Minas Gerais

Authors

  • Fernando Cezar Juliatti UFU
  • Claudia Cristina Neto Silva UFU
  • Marcelo P. Giovanini UFU
  • Luiz Ricardo Goulart UFU
  • Fernanda Cristina Juliatti Eng. Agronoma
  • Analy Castilho Polizel UFU

Keywords:

Coffea arabica, Doenças, Podridao de frutos, Patogenicidade, RAPD.

Abstract

A antracnose do cafeeiro tem-se tornado uma importante doença no Brasil nos diversos cafés das diversas regiões. O objetivo deste trabalho foi analisar características sintomatológicas, patogênicas e genético-moleculares de isolados do fungo Colletotrichum gloeosporioides. A diversidade genética de 22 isolados do fungo C. gloeosporioides foi analisada com base em marcadores RAPD. O DNA genômico de cada isolado, coletado em frutos, hastes e folhas de cafeeiros cultivados em diferentes regiões de Minas Gerais foi extraído e amplificado utilizando-se sete oligonucleotídeos. Os produtos de amplificação obtidos com cada primer foram resolvidos em gel de agarose a 1%, fotodocumentados e utilizados para análises de diversidade genética. Foi realizada uma inoculação em plântulas de cafeeiro com um par de folhas e frutos verdes, utilizando-se uma suspensão de cada isolado na concentração de 4 x 106 conídios/mL. O padrão molecular dos isolados foi relacionado com os dados de agressividade em plântulas e frutos verdes das variedades Mundo Novo e Catuaí. Com base em 33 marcadores RAPD polimórficos, gerados por cinco oligonucleotídeos, verificou-se que a maior distância genética entre os isolados foi de 23,6%. Os isolados foram separados em grupos distintos de similaridade genética. Resultados diferenciais da agressividade de oito isolados em plântulas, associados a análise molecular sugerem diferentes espécies e/ou patótipos (raças) de Colletotrichum gloeosporioides patogênicos e apatogênicos em cafeeiros de Minas Gerais.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-01-30

How to Cite

CEZAR JULIATTI, F., CRISTINA NETO SILVA, C., P. GIOVANINI, M., RICARDO GOULART, L., CRISTINA JULIATTI, F. and CASTILHO POLIZEL, A., 2007. Agressividade e divergencia genetica por RAPD de isolados de Colletotrichum gloesporioides coletados em lavouras cafeeiras de Minas Gerais. Bioscience Journal [online], vol. 22, no. 2. [Accessed21 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6729.

Issue

Section

Artigos