Reacao de progenies de maracujazeiro-azedo ao virus do endurecimento do fruto ( Cowpea aphid-borne mosaic virus - CABMV), em casa de vegetacao

Authors

  • Rafaela Mariana Kososki Leao IBAMA
  • Jose Ricardo Peixoto UnB
  • Nilton Tadeu Vilela Junqueira Embrapa-Cerrados
  • Renato de Oliveira Resende UnB
  • Jean Kleber de Abreu Mattos UnB
  • Berildo de Melo UFU

Keywords:

Passiflora edulis, Resistencia, Melhoramento, Selecao, Progenies.

Abstract

Apesar da grande importância econômica e da rusticidade do maracujazeiro azedo, tal cultura vem enfrentando vários problemas fitossanitários, entre os quais o vírus do endurecimento do fruto (Cowpea aphid-borne mosaic vírus - CABMV). O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar-se a reação de 63 progênies de maracujazeiro azedo ao vírus do endurecimento do fruto (CABMV) e selecionar plantas resistentes, em casa de vegetação da Universidade de Brasília. Foi utilizado o delineamento de blocos casualizados, com 63 tratamentos e quatro repetições. Procedeu-se a inoculação mecânica do vírus, com o extrato de material foliar sintomático macerado em solução tampão fosfato de sódio e o abrasivo celite, em mudas com 40 dias de idade. A avaliação dos sintomas foi feita aos 30 dias após a inoculação, utilizando-se uma escala de notas de 1 a 3, onde 1 significou uma planta resistente, 2 uma planta medianamente resistente e 3 uma planta suscetível. As progênies mais resistentes foram MAR 20-54 e MAR 20-55, e as mais suscetíveis foram MAR 20-02, MAR 20-03, MAR 20-04, MAR 20-14, MAR 20-20, MAR 20-25, MAR 20-30, MAR 20-37 e Porto Rico. Foram selecionadas as plantas resistentes, para posterior inoculação e seleção, dando-se continuidade ao programa de melhoramento genético.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-01-30

How to Cite

MARIANA KOSOSKI LEAO, R., RICARDO PEIXOTO, J., TADEU VILELA JUNQUEIRA, N., DE OLIVEIRA RESENDE, R., KLEBER DE ABREU MATTOS, J. and DE MELO, B., 2007. Reacao de progenies de maracujazeiro-azedo ao virus do endurecimento do fruto ( Cowpea aphid-borne mosaic virus - CABMV), em casa de vegetacao. Bioscience Journal [online], vol. 22, no. 2. [Accessed25 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6720.

Issue

Section

Artigos