Efeito da remocao do meristema apical no crescimento e desenvolvimento de plantas de soja em condicoes de casa de vegetacao

Authors

  • Fabio Daniel Tancredi UFV
  • Tuneo Sediyama UFV
  • Mucio Silva Reis UFV
  • Paulo Roberto Cecon UFV
  • Rita de Cassia Teixeira UFV

Keywords:

Glycine max, Analise de crescimento, Cultivo em casa de vegetacao.

Abstract

Objetivando avaliar a influência da remoção do meristema apical no crescimento e desenvolvimento de plantas e determinar a melhor densidade de plantas/vaso para obter maior produtividade em casa de vegetação, conduziu-se um experimento, com a variedade UFV-18 (Patos de Minas), entre os meses de janeiro a julho de 2001, com semeadura no dia 06/02/2001. Os tratamentos foram constituídos de densidades de plantas variando entre uma e seis por vaso, três alturas de remoção do meristema apical, 25, 50 e 75 cm do solo, e a testemunha, sem remoção. O substrato continha 2/3 de solo adubado e 1/3 de esterco de curral curtido e foi disposto em vasos com capacidade de aproximadamente três litros. O ensaio foi instalado em parcelas subdivididas, sendo as parcelas compostas pelas alturas e as subparcelas pelas diferentes densidades no delineamento inteiramente casualizado com seis repetições. Avaliou-se a floração, maturação, número de nós da haste principal, altura de inserção da primeira vagem, altura da planta e produção de sementes/vaso. Todas as características foram influenciadas pelas diferentes densidades, exceto a maturação. As remoções do meristema apical afetaram as características avaliadas, elas influenciaram o crescimento das plantas, reduzindo o número de nós da haste principal, a altura da planta e a altura de inserção da primeira vagem, principalmente quando realizada aos 25 cm de altura. Dentre as densidades de uma a seis plantas, a produção de sementes foi pouco afetada pela variação do número de plantas/vaso, entretanto, houve uma tendência do tratamento com uma planta/vaso ser o mais produtivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-01-30

How to Cite

DANIEL TANCREDI, F., SEDIYAMA, T., SILVA REIS, M., ROBERTO CECON, P. and DE CASSIA TEIXEIRA, R., 2007. Efeito da remocao do meristema apical no crescimento e desenvolvimento de plantas de soja em condicoes de casa de vegetacao. Bioscience Journal [online], vol. 22, no. 2. [Accessed6 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6716.

Issue

Section

Artigos