Distribuição espacial de uma população de Vernonia aurea Mart. ex Dc. (Asteraceae) em um fragmento de cerradao no município de Caiapônia, GO, Brasil

Authors

  • Matheus de Souza Lima-Ribeiro UFG
  • Edno Cruz do Prado Agencia Rural-GO

Keywords:

Ecologia de populacoes, estrutura espacial, Dinamica populacional, Planalto Central brasileiro, Assa-peixe.

Abstract

Os estudos sobre a estrutura espacial de populações são importantes para a estimativa de alguns parâmetros genéticos populacionais, como por exemplo a taxa de cruzamento. O objetivo deste estudo foi identificar a estrutura espacial de uma população de Vernonia aurea (Asteraceae) em dois ambientes de um fragmento de Cerradão no sudoeste goiano. Foram demarcadas 400 parcelas de 0,3 x 0,3 m ("quadratsâ€? de 0,09 m2) em duas áreas de 6x3 m previamente definidas, correspondentes ao interior e à borda do fragmento, onde foram contados todos os indivíduos da espécie em questão. Para detectar o padrão espacial da população, foram utilizadas a Distribuição de Poisson (para padrão aleatório) e a Distribuição Binomial Negativa (para padrão agregado), bem como a razão variância/média (I) e o coeficiente de Green (Ig). Foi encontrado um padrão de distribuição espacial agregado para a população de V. aurea, com índices de dispersão menores no interior do fragmento (I = 1,53, d = 4,78 e Ig = 0,0021) quando comparados aos da borda (I = 2,00, d = 8,28 e Ig = 0,0026). Isto deveu-se, possivelmente, às diferenças ambientais encontradas nos dois ambientes, causadas pelos efeitos de borda.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-09-18

How to Cite

DE SOUZA LIMA-RIBEIRO, M. and CRUZ DO PRADO, E., 2007. Distribuição espacial de uma população de Vernonia aurea Mart. ex Dc. (Asteraceae) em um fragmento de cerradao no município de Caiapônia, GO, Brasil. Bioscience Journal [online], vol. 23, no. 3. [Accessed4 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6704.