Enraizamento in vitro do porta-enxerto de Prunus cv. Mr. S. 1/8: concentrações de IBA em meio de cultura acrescido de ágar ou vermiculita

Authors

  • Rangel Campos Viaganó UFPEL
  • Valmor João Bianchi UFPEL
  • Paulo Sérgio G. da Rocha UFPEL
  • Márcia Wulff Schuch UFPEL
  • José Carlos Fachinello UFPEL

Keywords:

Rizogenese, Prunus ceracifera, Auxina, Micropropagacao

Abstract

O presente trabalho foi realizado no Laboratório de Cultura de Tecidos de Plantas do Departamento de Botânica IB/UFPel a partir de março de 2004 e objetivou avaliar as concentrações do ácido indolbutírico e a utilização da vermiculita como substituto do ágar no meio de enraizamento in vitro do porta-enxerto de Prunus cv. Mr. S. 1/8. As brotações foram cultivadas em meio MS (MURASHIGE e SKOOG, 1962) acrescido por 0; 0,5; 1,0 e 1,5 mg L-1 de AIB, 30 g L-1 de sacarose e 100 mg L-1 de mio-inositol. O pH do meio foi ajustado para 5,6 antes da adição de 7 g L-1 de ágar ou 200 g L-1 de vermiculita. O cultivo das brotações ocorreu em temperatura de 24 ±1 ºC, fotoperiodo de 16 horas de luz e densidade de fluxo luminoso de 27 µmol m2 s-1. Após 35 dias, avaliou-se a porcentagem de brotação, número médio de raízes e comprimento médio das raízes. Concentrações maiores que 0,5 mg L-1 de AIB no meio com vermiculita não aumentaram a porcentagem de enraizamento, o número médio de raízes e comprimento médio das raízes. Verificou-se que é possível substituir o ágar por vermiculita no meio e obter porcentagem de enraizamento superior a 90%. No meio com ágar o aumento da concentração de AIB estimulou a formação de raízes e o comprimento das mesmas até 1,0 mg L-1 de AIB.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-09-18

How to Cite

CAMPOS VIAGANÓ, R., JOÃO BIANCHI, V., SÉRGIO G. DA ROCHA, P., WULFF SCHUCH, M. and CARLOS FACHINELLO, J., 2007. Enraizamento in vitro do porta-enxerto de Prunus cv. Mr. S. 1/8: concentrações de IBA em meio de cultura acrescido de ágar ou vermiculita. Bioscience Journal [online], vol. 23, no. 3. [Accessed4 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6692.