Estrutura arbustivo/arborea do subosque de clareiras e areas sob dossel fechado em floresta estacional semidecidual urbana em Araguari - MG

Authors

  • Joao Paulo de Souza UFU
  • Glein Monteiro Araujo UFU

Keywords:

Clareiras, Subosque, Fitossociologia, Estrato arbustivo/arbóreo, Floresta semidecidual

Abstract

O objetivo deste estudo foi comparar as características fitossociológicas do estrato arbustivo/arbóreo em áreas sob dossel fechado e de clareiras, em uma floresta estacional semidecidual situada no município de Araguari - MG. O estudo foi realizado em uma floresta estacional semidecidual urbana, Bosque John Kennedy na cidade de Araguari, Minas Gerais. Foram utilizadas 40 parcelas de 10 x 10 m cada, situadas sistematicamente na área da floresta. Destas, 14 situaram-se em áreas de clareiras pequenas e 26 em áreas de mata fechada. Em cada parcela foram amostrados todos os indivíduos lenhosos (exceto cipós e lianas) com altura igual ou acima de 1 m com até 15 cm de circunferência na base do tronco. Encontrou-se 81 espécies distribuídas em 39 famílias nas parcelas situadas em clareiras e 103 espécies pertencentes a 43 famílias no subosque com dossel fechado. Sessenta e seis espécies foram comuns às clareiras e ao subosque com dossel fechado, com uma similaridade de 73,6%. As parcelas situadas em clareiras foram mais semelhantes floristicamente entre si do que as parcelas sob dossel fechado. A semelhança florística entre as clareiras e a mata fechada pode ser conseqüência da idade e pelo pequeno tamanho das clareiras estudadas, mostrando que a floresta se encontra em diferentes estádios de regeneração.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2006-05-24

How to Cite

PAULO DE SOUZA, J. and MONTEIRO ARAUJO, G., 2006. Estrutura arbustivo/arborea do subosque de clareiras e areas sob dossel fechado em floresta estacional semidecidual urbana em Araguari - MG. Bioscience Journal [online], vol. 21, no. 3. [Accessed10 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6612.

Issue

Section

Artigos