Especificidade de hospedeiros por Struthanthus polyanthus (Loranthaceae) em uma área de cerrado do parque estadual da serra de Caldas Novas, GO, Brasil

Authors

  • Rafael Arruda UFU
  • Lucelia Nobre Carvalho UFU

Keywords:

Hemiparasitismo, Interacao hemiparasita-hospedeiro, Arquitetura da planta.

Abstract

Para verificar se havia especificidade de hospedeiros por Struthanthus polyanthus em uma área de cerrado, registrou-se a sua ocorrência e relação com as espécies hospedeiras no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas-GO. Durante o mês de outubro de 2002, a área foi percorrida registrando-se a ocorrência de S. polyanthus, classificando os galhos em horizontal ou vertical, e a casca foi categorizada de acordo com a suberosidade. Foram encontradas nove espécies parasitadas por S. polyanthus, sendo que Kielmeyera coriacea e Styrax ferrugineus apresentaram as maiores abundâncias relativas. A ocorrência de S. polyanthus foi maior em galhos horizontais. E, ambos os galhos horizontais com casca mais lisa e verticais com casca mais suberosa apresentaram uma maior freqüência de fixação do hemiparasita. Estes resultados sugerem que a arquitetura e a suberosidade do galho dos hospedeiros possivelmente influencia a relação de especificidade de S. polyanthus.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2006-04-20

How to Cite

ARRUDA, R. and CARVALHO, L.N., 2006. Especificidade de hospedeiros por Struthanthus polyanthus (Loranthaceae) em uma área de cerrado do parque estadual da serra de Caldas Novas, GO, Brasil. Bioscience Journal [online], vol. 20, no. 2. [Accessed19 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6534.

Issue

Section

Artigos