Efeito de sistemas de preparo no rendimento, nutricao e caracteristicas agronomicas da soja cultivada em solo de cerrado

Authors

  • Ricardo Falqueto Jorge UFU
  • Renato Ribeiro Passos UFES
  • Elias Nascentes Borges UFU
  • Gilberto Fernandes Corrêa UFU
  • Ivoney Gontijo UFU

Keywords:

Sustentabilidade do solo, Sistemas de manejo, Corretivo, Macronutrientes.

Abstract

Este estudo buscou avaliar a influência do cultivo convencional (CC), cultivo mínimo (CM), plantio direto de 1o ano em área de pastagem degradada (PD), plantio com ausência de preparo (AP) em área de pastagem degradada e a aplicação superficial da calagem e calagem+gessagem sobre o rendimento da soja, concentração foliar de P, K, Ca, Mg e S, características agronômicas da soja como altura das plantas; matéria seca (MS) de nódulos, parte aérea, raízes e altura da inserção da primeira vagem (IPV). Os resultados mostram haver efeito dos sistemas de manejo do solo e da aplicação do corretivo sobre as características avaliadas. O CC e o PD na presença de calcário apresentaram maior rendimento de soja. Os teores de Ca, Mg e S na parte aérea encontram-se abaixo dos níveis críticos, enquanto o P e K apresentam-se acima desses níveis para a cultura da soja. Houve correlação positiva entre produtividade e características agronômicas da soja.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2006-04-20

How to Cite

JORGE, R.F., PASSOS, R.R., BORGES, E.N., CORRÊA, G.F. and GONTIJO, I., 2006. Efeito de sistemas de preparo no rendimento, nutricao e caracteristicas agronomicas da soja cultivada em solo de cerrado. Bioscience Journal [online], vol. 20, no. 2. [Accessed25 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6531.

Issue

Section

Artigos