Efeito da concentracao de glicerol, sacarose, sarcosina e sorbitol sobre a extinção molar em 281,5 nm de N-acetil-D,L-triptofano etil ester e N-acetil-D,L-tirosina etil ester

Authors

  • Nadia Rubia Ferreira UFU
  • Gisele Vissoci UFU
  • Nilson Penha-Silva UFU

Keywords:

Osmolitos, N-Acetil-D, L-Triptofano Etil Ester, L-Tirosina Etil Ester, Extincao molar.

Abstract

As propriedades dos osmólitos têm sido cada vez mais utilizadas em biologia molecular e biotecnologia, especialmente para a manutenção da atividade biológica de preparações purificadas de proteínas. Eles representam uma importante condição estabilizante não somente para as proteínas e ácidos nucléicos, mas também para células, tecidos e órgãos. Glicerol, sacarose, sarcosina e sorbitol são pequenos solutos orgânicos de diferentes classes de osmólitos. O presente trabalho estuda o efeito de concentrações crescentes de tais osmólitos sobre a extinção molar em 281,5 nm de N-Acetil-D,L-Triptofano Etil Éster (N-Ac-Trp-EE) e N-Acetil-D,L-Tirosina-Etil Éster (N-Ac-Tyr-EE), de maneira a avaliar a resposta física dos grupos triptofanil e tirosinil de proteínas à mesma alteração na composição do solvente. Os coeficientes de extinção molar (ï?¥) foram determinados de acordo com a lei de Lambert-Beer, A = ï?¥. c. l, a partir dos valores de absorvância (A) de cada cromóforo em 281,5 nm, usando concentrações (c) de 0,001 e 0,005 mol.L-1 para N-Ac-Trp-EE e N-Ac-Tyr-EE, respectivamente, em uma cubeta de quartzo com 1 cm de caminho óptico (l). A extinção molar em 281,5 nm de N-Ac-Trp-EE e N-Ac-Tyr-EE não foi significantemente perturbada pelo aumento da concentração molar de glicerol (de 0 a 4 mol.L-1), sacarose (de 0 a 1,5 mol.L-1), sarcosina (de 0 a 1 mol.L-1), e sorbitol (de 0 a 2 mol.L-1).

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2006-04-20

How to Cite

FERREIRA, N.R., VISSOCI, G. and PENHA-SILVA, N., 2006. Efeito da concentracao de glicerol, sacarose, sarcosina e sorbitol sobre a extinção molar em 281,5 nm de N-acetil-D,L-triptofano etil ester e N-acetil-D,L-tirosina etil ester. Bioscience Journal [online], vol. 20, no. 2. [Accessed7 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6518.

Issue

Section

Artigos