Caracterizacao físico-quimica de frutos de umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Câm.), colhidos em quatro estadios de maturacao

Authors

  • Nivania Pereira da Costa UNESP
  • Tito Livio Bezerril Luz UFPB
  • Riselane de Lucena A. Bruno UFPB

Keywords:

Estadios de maturacao, Spondias tuberosa, Qualidade dos frutos.

Abstract

Frutos de umbu, tipos azedo e doce, colhidos nos estádios de maturação verde, de vez, maduros e em maturação avançada foram caracterizados física e quimicamente. Em cada estádio de maturação, tomou-se ao acaso uma amostra de 40 frutos, os quais foram submetidos as seguintes determinações: Peso (g), diâmetros transversal e longitudinal (mm), porcentagem de epicarpo, mesocarpo e endocarpo; pH, Acidez Total Titulável (ATT), Sólido Solúveis Totais (SST) e Relação SST/ATT. Constatou-se que as características físicas dos frutos como peso, diâmetro, porcentagem de epicarpo, mesocarpo e endocarpo são influenciadas pelo estádio de maturação dos mesmos, sendo que o fruto doce maduro apresentou condições adequadas para comercialização; houve uma diminuição dos valores de ATT com o aumento do estádio de maturação dos frutos azedos; houve aumento do ï‚°brix e da relação SST/ATT dos frutos de umbuzeiros com o aumento do estádio de maturação destes, a exceção dos frutos tipo doce em estádio de maturação avançada.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2006-04-20

How to Cite

DA COSTA, N.P., BEZERRIL LUZ, T.L. and LUCENA A. BRUNO, R. de, 2006. Caracterizacao físico-quimica de frutos de umbuzeiro (Spondias tuberosa Arr. Câm.), colhidos em quatro estadios de maturacao. Bioscience Journal [online], vol. 20, no. 2. [Accessed30 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6515.

Issue

Section

Artigos