Relacao entre os estadios de desenvolvimento dos microsporos e as caracteristicas morfologicas do botao floral para o cafeeiro (Coffea arabica L.)

Authors

  • Adelaide Siqueira Silva UFU
  • Jose Magno Queiroz Luz UFU
  • Elisangela Rodrigues Figueira UFU
  • Luciana Nogueira Londe UFU
  • Denise Garcia Santana UFU
  • Patricia Crystie Vieira Mustafa Biologa
  • Moacir Pasqual UFLA

Keywords:

Micrósporos, Anteras, Coffea arabica.

Abstract

Na cultura de anteras, é necessário que se determine o estádio ideal de desenvolvimento das mesmas, que contenha micrósporos que respondam melhor aos processos androgenéticos. Neste sentido, foi avaliada a relação entre os estádios de desenvolvimento dos micrósporos e as características morfológicas do botão floral para o cafeeiro (Coffea arabica L.). Foram utilizados 3 cultivares, Mundo Novo, Catuaí Vermelho 44 e 99, os botões florais foram coletados e fixados. Posteriormente foram separados de acordo com o seu comprimento, e comprimento da antera, em cinco classes, relacionando-as com as fases de desenvolvimento dos micrósporos. Verificou-se que existe uma relação entre o comprimento do botão floral, das anteras, e destas com o estádio de desenvolvimento dos micrósporos e que o estádio ideal corresponde à fase uninucleada central, encontrada em botões florais que variam de 4,5 à 6,0 mm de comprimento. UNITERMOS: Micrósporos, Anteras, Coffea arabica.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2006-04-06

How to Cite

SILVA, A.S., QUEIROZ LUZ, J.M., FIGUEIRA, E.R., LONDE, L.N., SANTANA, D.G., VIEIRA MUSTAFA, P.C. and PASQUAL, M., 2006. Relacao entre os estadios de desenvolvimento dos microsporos e as caracteristicas morfologicas do botao floral para o cafeeiro (Coffea arabica L.). Bioscience Journal [online], vol. 20, no. 1. [Accessed4 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6488.

Issue

Section

Artigos