Clonagem e sequenciamento de um fragmento genico, obtido por aflp, de uma provável ciclina de Boophilus microplus resistentes a carrapaticidas.

Authors

  • Guilherme Rocha Lino UFU
  • Luiz Ricardo Goulart UFU

Keywords:

Boophilus microplus, Resistencia, Ciclina.

Abstract

O controle do carrapato bovino é um dos principais problemas enfrentados pela pecuária e pela Indústria Química de produtos veterinários devido a crescente resistência, observada no campo, dos carrapatos aos carrapaticidas, gerando um grande impacto econômico na indústria brasileira de carne e leite. A técnica do AFLP para identificar regiões genômicas polimórficas candidatas a marcadores genéticos relacionados a resistência de carrapatos a carrapaticidas, foi utilizada para demonstrar perfis eletroforéticos de DNA únicos nos indivíduos resistentes. As bandas polimórficas foram purificadas e os fragmentos foram clonados e seqüenciados. As seqüências foram anotadas e demonstraram um alto grau de homologia com o gene de uma ciclina encontrado na soja (G. max), sugerindo que este gene poderia estar relacionado ao processo de ciclo celular da larva do carrapato, visto que os testes de resistência e a seleção de indivíduos resistentes e sensíveis foram feitos na fase larval deste parasita. UNITERMOS: Boophilus microplus, Resistência, Ciclina.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2006-04-03

How to Cite

LINO, G.R. and GOULART, L.R., 2006. Clonagem e sequenciamento de um fragmento genico, obtido por aflp, de uma provável ciclina de Boophilus microplus resistentes a carrapaticidas. Bioscience Journal [online], vol. 19, no. 3. [Accessed7 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6480.

Issue

Section

Artigos