Avaliacao de diferentes tratamentos sobre as alteracoes hemostaticas após envenenamento botrópico (Bothrops alternatus) experimental em caes

Authors

  • Manuela Maria Barbosa dos Santos UFMG
  • Marilia Martins Melo UFMG
  • Denise Oliveira Jacome UFMG
  • Keila Margarida Ferreira UFMG
  • Neide Judith F. Oliveira UFMG
  • Fernando Alzamora Filho UFMG

Keywords:

Hemostasia, Bothrops, Cao.

Abstract

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do soro antibotrópico, da flunixina meglumina e do extrato aquoso de Curcuma longa (10%) sobre as alterações hemostáticas observadas no envenenamento botrópico em cães. Foram utilizados 12 cães adultos, sem raça definida, inoculados com 0,3mg/kg do veneno, via IM, na face caudal da coxa esquerda, tratados 2 horas após o envenenamento, divididos em três grupos de 4 animais, sendo: Grupo I- soro antibotrópico diluído em solução fisiológica de NaCl a 0,9%, em dose única, suficiente para neutralizar 0,3mg/kg do veneno; Grupo II- flunixina meglumina, na dose de 1,1mg/kg, via IM, uma vez ao dia, por 5 dias; Grupo III- extrato aquoso de Curcuma longa (10%), tópica no local da injeção do veneno, 3 vezes ao dia, por cinco dias. A análise dos resultados revelou aumento (p<0,05) do tempo de protrombina, e tempo de tromboplastina parcial ativada nos grupos I, II e III em relação ao momento controle; diminuição da concentração de fibrinogênio nos grupos II e III; diminuição na contagem de plaquetas nos grupos I e II e aumento do tempo de coagulação nos grupos II e III. Os resultados indicam a importância da aplicação do soro antibotrópico para a reversão das alterações hemostáticas induzidas pelo veneno botrópico. UNITERMOS: Hemostasia, Bothrops, Cão.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2006-04-03

How to Cite

BARBOSA DOS SANTOS, M.M., MELO, M.M., JACOME, D.O., FERREIRA, K.M., F. OLIVEIRA, N.J. and FILHO, F.A., 2006. Avaliacao de diferentes tratamentos sobre as alteracoes hemostaticas após envenenamento botrópico (Bothrops alternatus) experimental em caes. Bioscience Journal [online], vol. 19, no. 3. [Accessed1 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6478.

Issue

Section

Artigos