Efeito de pre-tratamentos em botoes florais e influencia do 2,4-D no cultivo in vitro de anteras de cafeeiro (Coffea arabica L.)

Authors

  • Elisangela Rodrigues Figueira UFU
  • Jose Magno Queiroz Luz UFU
  • Adelaide Siqueira Silva UFU
  • Luciana Nogueira Londe Biologa
  • Denise Garcia Santana UFU
  • Moacir Pasqual UFLA

Keywords:

Auxinas, Anteras, Coffea arabica, Cultivo in vitro.

Abstract

No Brasil, Coffea arabica apresenta poucos progressos quanto à aplicação da cultura de anteras. Foi avaliado o efeito dos pré-tratamentos por choque frio (4ºC), de calor (35ºC), e à temperatura ambiente de botões florais e a influência do regulador de crescimento 2,4-D na indução de embriões em anteras de cafeeiro. Foram utilizados três cultivares de Coffea arabica L., Mundo Novo, Catuaí Vermelho 44 e 99. Os botões florais foram coletados, desinfestados e as anteras inoculadas em meio MS suplementado com 2,4-D nas concentrações 0,005; 0,05; 0,5 e 5,0 μM. O delineamento experimental foi de blocos casualizados, com 4 repetições por tratamento, constituindo cada placa uma parcela, composta de 20 anteras por placa. A análise das cultivares estudadas demonstrou que em algumas, após o intumescimento, manifestou-se uma pequena calosidade, mas estas e as demais oxidaram e morreram. A cultivar Catuaí vermelho 99 apresentou os melhores resultados. O processo de desinfestação utilizado não foi eficiente, ocorreu um alto índice de oxidação, os pré-tratamentos e o 2,4-D nas concentrações utilizadas não foram eficientes na indução de embriões nas anteras das cultivares estudadas. UNITERMOS: Auxinas, anteras, Coffea arabica, cultivo in vitro.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2006-03-28

How to Cite

FIGUEIRA, E.R., QUEIROZ LUZ, J.M., SILVA, A.S., LONDE, L.N., SANTANA, D.G. and PASQUAL, M., 2006. Efeito de pre-tratamentos em botoes florais e influencia do 2,4-D no cultivo in vitro de anteras de cafeeiro (Coffea arabica L.). Bioscience Journal [online], vol. 19, no. 2. [Accessed16 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6452.

Issue

Section

Artigos