Metodo de inoculacao de Xanthomonas campestris pv. campestris pelo sistema radicular para avaliacao rapida de resistencia de repolho a podridao negra

Authors

  • Cristina Soares de Sousa UFU
  • Cristiano Soares de Souza UNIPAM
  • Lenita Lima Haber UFU
  • Denise Garcia de Santana UFU
  • Alcione Silva Arruda UFU
  • Armando Takatsu UFU

Keywords:

Brassica oleracea var. capitata, Resistencia.

Abstract

Para conferir a eficiência do método de inoculação, pelo sistema radicular, para a avaliação rápida quanto à resistência de repolho à podridão negra, foram utilizadas duas cultivares bem conhecidas com níveis médios de resistência à doença: Shinsei (medianamente resistente) e Matsukase (medianamente suscetível). A inoculação foi feita mergulhando-se a parte radicular das mudas em suspensão do inóculo de 1 x 108 UFC/ml, durante 10 minutos. As mudas inoculadas foram mantidas em casa de vegetação. As avaliações foram feitas em função da proporção de folhas com sintomas aos 11 e 21 dias após a inoculação, por meio da escala de notas de 0 a 4. O método mostrou ser bastante promissor para a avaliação rápida de variedades de repolho quanto à resistência à podridão negra em condições de casa de vegetação, tendo em vista que permitiu a distinção destas duas cultivares em teste de Tukey ao nível de 1% nas duas avaliações. UNITERMOS: Brassica oleracea var. capitata; Resistência.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2006-03-21

How to Cite

DE SOUSA, C.S., DE SOUZA, C.S., HABER, L.L., DE SANTANA, D.G., ARRUDA, A.S. and TAKATSU, A., 2006. Metodo de inoculacao de Xanthomonas campestris pv. campestris pelo sistema radicular para avaliacao rapida de resistencia de repolho a podridao negra. Bioscience Journal [online], vol. 19, no. 1. [Accessed28 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6435.

Issue

Section

Artigos