Efeito do benomyl e identificação de fitopatógenos em meio MS para controle da contaminação na micropropagação de Anacardium humile (Anacardiaceae)

Authors

  • Luciana Nogueira Londe UFU
  • Cristina Soares Sousa UFU
  • Carlos Ueira Vieira UFU
  • Ana Maria Bonetti UFU
  • Warwick Estevam Kerr UFU

Keywords:

Anacardium humile, micropropagação, benzimidazoles

Abstract

A contaminação é um dos principais problemas enfrentados na fase inicial de estabelecimento in vitro de explantes e a utilização de fungicidas no meio de cultura é uma maneira de controlar o desenvolvimento de fitopatógenos. O Benomyl é um fungicida sistêmico utilizado em cultura de tecido vegetal, que é absorvido pelas raízes e translocado para outras partes da planta. Esse trabalho teve por objetivo identificar os fungos em meio MS na micropropagação do Anacardium humile e analisar os efeitos da adição de Benomyl em meio de cultura, para controle da contaminação, in vitro. A identificação dos patógenos foi realizada em lâminas com esporos dos fungos, sob microscópio óptico. O fungo de maior prevalência foi o Aspergillus niger sendo responsável por 67% da contaminação enquanto que em 33% das amostras o fungo foi identificado como saprófita. Os esporos foram colocados em meio MS com diferentes concentrações de benomyl. Concentrações acima de 12,0 gL-1 foram eficazes no controle do Aspergillus niger em meio MS, embora, as concentrações utilizadas não impediram a proliferação do fungo saprófita. Mutações nos códons 198 ou 200 de alguns fungos geram resistência a benzimidazoles, o que permite levantar a hipótese de que esses fungos sejam resultantes de mutações.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-09-18

How to Cite

NOGUEIRA LONDE, L., SOARES SOUSA, C., UEIRA VIEIRA, C., MARIA BONETTI, A. and ESTEVAM KERR, W., 2007. Efeito do benomyl e identificação de fitopatógenos em meio MS para controle da contaminação na micropropagação de Anacardium humile (Anacardiaceae). Bioscience Journal [online], vol. 23, no. 3. [Accessed26 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/6361.