Influência da granulometria do solo na estrutura de guildas funcionais de besouros rola-bostas (Coleoptera: scarabaeidae: scarabaeinae) em florestas semideciduais no estado do Mato Grosso, Brasil

Authors

  • Ricardo José Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • Higor Vendrame Ribeiro Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Mateus Fernando Souza Universidade Federal de Mato Grosso
  • Fernando Z. Vaz-de-Mello Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v31n1a2015-23525

Abstract

Com o objetivo de descrever a estrutura das guildas funcionais de besouros rola-bostas (Scarabaeidae: Scarabaeinae) e analisar os efeitos da concentração de argila nesta estrutura foram desenvolvidos estudos em florestas semideciduais de formação amazônica no norte e no sudoeste de Mato Grosso. Para isso, foram coletados besouros rola-bostas e amostras de solo na região norte (módulos do PPbio em Cláudia) e sudoeste (22 reservas de fazendas) do estado de Mato Grosso. Para as coletas dos besouros rola-bostas foram utilizados 85 armadilhas pitfall, iscado com fezes humanas expostas por 48 horas, na região norte e 132 armadilhas na região sudoeste. As duas regiões apresentaram estrutura de guilda similar, com dominância de paracoprídeos, seguido de telecoprídeos e endocoprídeos. Este padrão é coerente com o padrão Neotropical. Isto reforça a teoria da existência de uma estrutura determinística taxonômica e funcional para as subamostras nesta região. A concentração de argila apresentou efeitos distintos para ambas as regiões estudadas. Na região norte causou redução na abundância de endocoprídeos e telecoprídeos pequenos e reduziu a riqueza de paracoprídeos grandes, enquanto na região sudoeste influenciou principalmente a redução de paracoprídeos pequenos e aumento de telecoprídeos pequenos e endocoprídeos grandes. A concentração de argila no solo influenciou a estrutura das guildas funcionais apenas em nível de micro-habitat. As guildas dos paracoprídeos e telecoprídeos pequenos são as mais afetadas pela variação da granulometria do solo. O aumento da concentração de argila leva a redução dos paracoprídeos pequenos e aumento dos telecoprídeos pequenos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-02-25

How to Cite

SILVA, R.J., RIBEIRO, H.V., SOUZA, M.F. and VAZ-DE-MELLO, F.Z., 2015. Influência da granulometria do solo na estrutura de guildas funcionais de besouros rola-bostas (Coleoptera: scarabaeidae: scarabaeinae) em florestas semideciduais no estado do Mato Grosso, Brasil . Bioscience Journal [online], vol. 31, no. 2, pp. 601–612. [Accessed10 December 2022]. DOI 10.14393/BJ-v31n1a2015-23525. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/23525.

Issue

Section

Biological Sciences