Atuação Profissional do Cirurgião-Dentista diante da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência

Authors

  • Fernanda Ferraz Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Eduardo Novaes Benedicto Universidade Estadual de Campinas
  • Luiz Renato Paranhos Universidade Federal de Sergipe

Keywords:

Dentista, Política, Acidentes. Violência.

Abstract

Procedeu-se a uma revisão sistemática acerca das produções científicas sobre a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência e suas implicações para o profissional cirurgião-dentista. O objetivo foi verificar como essa temática vem sendo abordada, identificando a literatura existente sobre a atuação desse profissional diante dessa Política. A busca foi realizada na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), selecionando-se 16 artigos, sendo 9 encontrados nas bases de dados Lilacs e SciELO e 7 disponíveis somente na Lilacs. Do total de estudos selecionados, todas as referências analisadas apontaram a importância da qualificação dos profissionais de saúde para o enfrentamento das causas externas. No entanto, apenas 3 referências citaram o cirurgião-dentista ao longo do artigo, sem mencionar nenhuma implicação para a atuação desse profissional diante a Política. Desse modo, acredita-se que a Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência vem enfrentando dificuldades para sua implantação, necessitando, portanto, de divulgação e força para se legitimar.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-08-26

How to Cite

SILVA, F.F., BENEDICTO, E.N. and PARANHOS, L.R., 2013. Atuação Profissional do Cirurgião-Dentista diante da Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violência . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 4, pp. 1064–1070. [Accessed7 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22551.

Issue

Section

Health Sciences