Dieta do peixe elétrico Gymnorhamphichthys petiti Géry & Vu-Tân-Tuê, 1964 (Rhamphichthyidae), em riachos da bacia do Rio Teles Pires, Amozônia Meridional

Authors

  • Aline Tesk Universidade Federal de Mato Grosso
  • Liliane Stedile de Matos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Denise Caragnato Parisotto Universidade Federal de Mato Grosso
  • Fernando Gonçalves Cabeceira Universidade Federal de Mato Grosso
  • Lucelia Nobre Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso

Abstract

Gymnorhamphichthys petiti é uma espécie de peixe elétrico que habita o fundo arenoso de riachos da bacia do rio Teles Pires, no entanto pouco se sabe a respeito de sua biologia. O objetivo foi analisar a dieta de G. petiti. As coletas foram realizadas no município de Cláudia, Mato Grosso, na bacia do Rio Teles Pires. As amostragens ocorreram nos meses de julho de 2010 e em maio e junho de 2011, em riachos de 1ª e 2ª ordem. Utilizou-se os métodos de frequência de ocorrência e volume relativo para o cálculo do índice Alimentar (I.A.%) de 43 exemplares. O comprimento padrão variou entre 47,17 e 120,49 mm e o peso entre 0,12 e 2,04 g. Os itens alimentares encontrados foram: Nematoda, Acari, Ephemeroptera, Plecoptera, Hemiptera, Coleoptera, Trichoptera, Diptera, fragmento de insetos, ovos de insetos, sementes e areia. O item alimentar (IAi) de maior importância na dieta foi Nematoda, em razão do seu maior volume relativo. No entanto, imaturos de insetos da ordem Trichoptera, habitantes do substrato de areia apareceram em maior frequência nos estômagos, diferindo dos resultados encontrados para outras espécies de Gymnorhamphichthys. Tais resultados confirmam que G. petiti tem forte dependência de itens alimentares relacionados ao substrato arenoso.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-08-26

How to Cite

TESK, A., MATOS, L.S. de, PARISOTTO, D.C., CABECEIRA, F.G. and CARVALHO, L.N., 2014. Dieta do peixe elétrico Gymnorhamphichthys petiti Géry & Vu-Tân-Tuê, 1964 (Rhamphichthyidae), em riachos da bacia do Rio Teles Pires, Amozônia Meridional . Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 5, pp. 1573–1577. [Accessed6 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22520.

Issue

Section

Biological Sciences