Isolamento de Streptococcus agalactiae em diferentes órgãos de tilápias do nilo (Oreochromis niloticus) criadas em tanques-rede

Authors

  • Paulo Fernandes Marcusso Universidade Estadual Paulista
  • Silas Fernandes Eto Universidade Estadual Paulista
  • Gustavo da Silva Claudiano Universidade Estadual Paulista
  • Flávia Campos Freitas Vieira Universidade Estadual Paulista
  • Rogério Salvador Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Julieta Rodini Engrácia de Moraes Universidade Estadual Paulista
  • Flávio Ruas de Moraes Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v31n2a2015-22504

Abstract

A estreptococose é uma das principais causa de mortalidade na criação de tilápias no Brasil, causando grandes perdas econômicas. Assim, o estudo objetivou determinar a frequência de isolamento e identificação por PCR de Streptococcus agalactiae em diferentes órgãos de tilápias do Nilo (Oreochromis niloticus) naturalmente infectadas, oriundas de oito pisciculturas da região norte do estado do Paraná que apresentavam sinais clínicos característicos de infecção estreptocócica. Para tanto, coletaram-se amostras de sangue e fragmentos: rim, fígado, baço, coração e encéfalo. Essas foram semeadas em meio ágar infusão de cérebro e coração (BHI) adicionado 5% de sangue de ovino e incubados à 29ºC, durante 7 dias em aerofília. Após o crescimento bacteriano e a partir das características macro e microscópicas, foram selecionadas colônias compatíveis com as do gênero Streptococcus sp.. As espécies foram identificadas através de PCR e confirmadas por meio do sequenciamento do gene 16S rDNA. Os resultados demonstraram que em tilápias do Nilo infectadas com S. agalactiae, o isolamento é mais frequente em encéfalo, rim e fígado em ordem decrescente. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-02-25

How to Cite

MARCUSSO, P.F., ETO, S.F., CLAUDIANO, G. da S., VIEIRA, F.C.F., SALVADOR, R., DE MORAES, J.R.E. and DE MORAES, F.R., 2015. Isolamento de Streptococcus agalactiae em diferentes órgãos de tilápias do nilo (Oreochromis niloticus) criadas em tanques-rede . Bioscience Journal [online], vol. 31, no. 2, pp. 549–554. [Accessed1 December 2022]. DOI 10.14393/BJ-v31n2a2015-22504. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22504.

Issue

Section

Agricultural Sciences