Caracterização física e química dos frutos nos diferentes quadrantes da planta e germinação de sementes do portaenxerto cítrico tangerineira 'Sunki'

Authors

  • Jackson Mirellys Azevêdo Souza Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Joyce Helena Modesto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Sarita Leonel Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Bruno Henrique Leite Gonçalves Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Rafael Augusto Ferraz Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v31n2a2015-22363

Abstract

A tangerineira 'Sunki' apresenta grande relevância para a citricultura brasileira por apresentar importantes características para o melhoramento genético e por ser considerada um ótimo portaenxento. Neste contexto, objetivou-se com o presente trabalho estudar a caracterização dos frutos do portaenxerto cítrico 'Sunki', em função da posição dos mesmos na planta e também, avaliar a germinação de suas sementes. As características físicas avaliadas foram massa do fruto, diâmetros longitudinal e equatorial dos frutos, relação diâmetro longitudinal/diâmetro equatorial, número de gomos por frutos, massa de gomos e de casca e número de sementes viáveis por fruto. Quanto à caracterização química, foi avaliado acidez titulável, sólidos solúveis, "Ratio", pH e vitamina C. Para a avaliação dessas variáveis, os frutos foram obtidos dos quadrantes nordeste, sudoeste, noroeste e sudeste. Com relação à avaliação da germinação das sementes, foram utilizadas diferentes doses de ácido giberélico e Stimulate. As sementes, extraídas de frutos maduros, foram lavadas, secadas à sombra e armazenadas em BOD. Logo após, estas foram tratadas com biorreguladores por 24 horas. Depois da embebição, as sementes foram colocadas no germinador em papel germitest. Após o inicio do processo germinativo, as avaliações foram realizadas diariamente até o trigésimo quarto dia. Frutos da tangerineira 'Sunki' apresentam boa uniformidade quanto à posição dos frutos na copa; o uso de ácido giberélico e de bioestimulante é promissor para uso comercial na germinação de sementes desse portaenxerto.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-02-25

How to Cite

AZEVÊDO SOUZA, J.M., MODESTO, J.H., LEONEL, S., LEITE GONÇALVES, B.H. and FERRAZ, R.A., 2015. Caracterização física e química dos frutos nos diferentes quadrantes da planta e germinação de sementes do portaenxerto cítrico tangerineira ’Sunki’ . Bioscience Journal [online], vol. 31, no. 2, pp. 425–432. [Accessed21 May 2022]. DOI 10.14393/BJ-v31n2a2015-22363. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22363.

Issue

Section

Agricultural Sciences