Artéria renal dupla em coelho

Authors

  • Beatriz Benvinda Almeida UFRRJ
  • Uiara Hanna Araújo-Barreto UFRRJ
  • Orlando Marques Costa UFRRJ
  • Marcelo Abidu-Figueiredo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Animal, Area de Anatomia.

Keywords:

Duplicidade, vascularização, rim

Abstract

O conhecimento das variações nos vasos renais possui importância na anatomia radiológica e cirúrgica, tanto para o homem quanto para animais destinados a pesquisa, ensino e treinamento cirúrgico. As artérias renais têm sido estudadas tanto radiograficamente quanto através de dissecção. Atenção particular é dada ao estudo desses vasos enfatizando as variações entre as diferentes espécies animais. O local de origem das artérias renais a partir da aorta abdominal varia de acordo com a topografia renal nos diferentes animais. A artéria renal direita se origina mais cranialmente que a esquerda de acordo com a posição mais cranial do rim direito. O objetivo deste relato foi descrever um caso de duplicidade de artéria renal esquerda, originando-se da superfície lateral da artéria aorta abdominal, em um cadáver de coelho macho com três anos de idade. O mesmo foi fixado e preservado com solução de formaldeído a 10% e teve o seu sistema arterial preenchido com látex corado em vermelho. Durante a dissecção observou-se que o rim esquerdo foi suprido por duas artérias renais, de diferente topografia e arranjo, caracterizando duplicidade da mesma. Variações numéricas das artérias renais em coelhos devem ser consideradas em procedimentos cirúrgicos e experimentais, evitando a ocorrência de erros causados por desconhecimento da existência de artérias renais duplas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Beatriz Benvinda Almeida, UFRRJ

Discente de graduação de Medicina Veterinária - UFRRJ

Uiara Hanna Araújo-Barreto, UFRRJ

Discente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Patologia e Ciencias Clínicas) - UFRRJ

Orlando Marques Costa, UFRRJ

Professor Adjunto de Anatomia Animal/UFRRJ

Marcelo Abidu-Figueiredo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto de Biologia, Departamento de Biologia Animal, Area de Anatomia.

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro , e Doutorado em Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro . Atualmente é professor Adjunto de Anatomia Animal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Morfologia , atuando principalmente nos seguintes temas: Anatomia Animal e Comparada, Anatomia de Avestruz, Segmentos Anátomo-cirúrgicos Vasculares Viscerais em Vertebrados e Anatomia aplicada à prática cirúrgica, experimental e ao diagnóstico por imagem.

Published

2013-08-08

How to Cite

ALMEIDA, B.B., ARAÚJO-BARRETO, U.H., COSTA, O.M. and ABIDU-FIGUEIREDO, M., 2013. Artéria renal dupla em coelho . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 5. [Accessed22 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22287.

Issue

Section

Agricultural Sciences