Disponibilidade de frutos de Michelia champaca L. (Magnoliaceae) e seu consumo por aves na área urbana de Uberlândia, MG

Authors

  • Diego Silva Freitas Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Alexandre Gabriel Franchin Universidade Federal de Uberlândia
  • Oswaldo Marçal Júnior Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

: Plantas exóticas utilizadas na arborização urbana podem ter um importante papel na conservação de aves em ambientes urbanos quando oferecem algum tipo de recurso. O objetivo deste trabalho foi avaliar a disponibilidade de frutos de Michelia champaca na área urbana de Uberlândia, bem como seu consumo por aves. O estudo foi desenvolvido no período de junho de 2008 a outubro de 2009 em três áreas verdes urbanas. Para a análise do consumo dos diásporos (sementes ariladas) por aves foram realizadas 167 horas de observação em 14 indivíduos e a disponibilidade de diásporos foi estimada por meio da contagem de frutos abertos visíveis em 34 indivíduos da espécie vegetal. Frutos maduros estiveram disponíveis em pelo menos uma das áreas ao longo de praticamente todo o período do estudo, inclusive em meses da estação seca, sendo a frutificação mais abundante em fevereiro de 2009. Foram registrados 149 eventos de alimentação (EA) realizados por 20 espécies de aves (3 ordens, 6 famílias, 15 gêneros). Não houve diferença significativa entre as áreas no número de diásporos consumidos (H=0,77; gl=2; p=0,68) nem no número de EA (H=1,40; gl=2; p=0,49). Na comparação do número de EA dos principais consumidores não houve diferença significativa entre as áreas (H= 3,19; gl=2; p=0,19). Em relação aos hábitos alimentares, houve predomínio de espécies onívoras (n=12; 60%), seguidas de espécies insetívoras (n=6; 30%). Não houve registros de interações agonísticas entre os consumidores dos frutos de M. champaca. Os resultados indicam que esta espécie vegetal pode atuar como fonte alternativa de recurso alimentar para a avifauna local, uma vez que seus frutos ficam disponíveis durante a maior parte do ano.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-12-03

How to Cite

OLIVEIRA, D.S.F., FRANCHIN, A.G. and MARÇAL JÚNIOR, O., 2013. Disponibilidade de frutos de Michelia champaca L. (Magnoliaceae) e seu consumo por aves na área urbana de Uberlândia, MG . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 6, pp. 2053–2065. [Accessed4 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22033.

Issue

Section

Biological Sciences