Acúmulo e composição morfológica do pasto de capim-Tanzânia adubado com nitrogênio ou consorciado com estilosantes campo grande

Authors

  • Alyson Andrade Pinheiro Universidade Federal da Bahia
  • Ulysses Cecato Universidade Estadual de Maringá
  • Túlio Otávio Jardim D'Almeida Lins Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Tatiane Beloni Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
  • Alexandre Krutzmann Universidade Estadual de Maringá
  • Bruno Shigueo Iwamoto Universidade Estadual de Maringá
  • Gracielle Caroline Mari Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.14393/BJ-v31n3a2015-22013

Abstract

Objetivou-se avaliar o acúmulo de massa de forragem e a composição morfológica do pasto de capim-Tanzânia adubado com nitrogênio ou consorciado com estilosantes Campo Grande. Utilizou-se um delineamento experimental em blocos ao acaso com parcelas subdivididas, com três repetições. Os tratamentos foram constituídos por: Tanzânia + Estilosantes; Tanzânia + 75 kgN ha-1; Tanzânia + 150 kg N ha-1; Tanzânia + 225 kg N ha-1. A maior porcentagem de lâmina foliar verde foi observada na primavera e nos pastos com 150 e225 kg de N/ha. A porcentagem de colmo+bainha verde foi maior no verão e no outono, assim como, nos pastos adubados com N. A porcentagem de material morto foi mais elevada no outono e inverno. Com a aplicação de225 kg de N/ha, os pastos apresentaram maior acúmulo diário de massa de forragem em relação aos outros tratamentos. A circunferência das touceiras foi semelhante entre os pastos consorciados e adubados com N. A quantidade de perfilhos vivos foi maior quando utilizou-se doses mais elevadas de nitrogênio. Os pastos consorciados com estilosantes ou adubados com 75 e150 kg de nitrogênio apresentam respostas semelhantes para as características estruturais do pasto, e para o acúmulo de forragem.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2015-05-06

How to Cite

PINHEIRO, A.A., CECATO, U., JARDIM D’ALMEIDA LINS, T.O., BELONI, T., KRUTZMANN, A., IWAMOTO, B.S. and MARI, G.C., 2015. Acúmulo e composição morfológica do pasto de capim-Tanzânia adubado com nitrogênio ou consorciado com estilosantes campo grande . Bioscience Journal [online], vol. 31, no. 3, pp. 850–858. [Accessed29 November 2022]. DOI 10.14393/BJ-v31n3a2015-22013. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/22013.

Issue

Section

Agricultural Sciences