Variabilidade genética de genótipos elite de maracujazeiro, obtidos em programas de retrocruzamento envolvendo espécies silvestres e comerciais com base em marcadores RAPD

Authors

  • Graciele Bellon Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Cerrados
  • Fábio Gelape Faleiro Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Cerrados
  • Nilton Tadeu Vilela Junqueira Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Cerrados
  • Elisiane Fuhrmann Universidade de Brasília

Abstract

O maracujazeiro azedo, Passiflora edulis, possui baixa variabilidade genética para resistência a doenças, uma alternativa é a utilização de espécies silvestres na base de cruzamentos do melhoramento genético, para fornecer genes ou caracteres de interesse. Neste trabalho objetivou-se analisar a variabilidade genética de genótipos elite de maracujazeiro obtidos em programas de retrocruzamento envolvendo espécies silvestres e comerciais com base em marcadores moleculares RAPD. Foram analisados 32 genótipos de Passiflora. O DNA genômico de cada material foi extraido e nove iniciadores decâmeros foram utilizados para a obtenção dos marcadores moleculares via Reação em Cadeia da Polimerase. Foram realizadas análises de agrupamento via dendrograma e gráfico de dispersão. Foram obtidos 177 marcadores, dos quais 95% foram polimórficos. As distâncias genéticas entre os 32 genótipos variaram entre 0,035 e 0,562. Análises de agrupamento mostraram que os genótipos elite se agruparam com a espécie comercial utilizada como genitor recorrente. Os marcadores evidenciaram variabilidade genética entre os genótipos estudados e confirmaram a eficiência da recuperação do genoma recorrente dentro do programa de retrocruzamentos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-11-11

How to Cite

BELLON, G., FALEIRO, F.G., JUNQUEIRA, N.T.V. and FUHRMANN, E., 2014. Variabilidade genética de genótipos elite de maracujazeiro, obtidos em programas de retrocruzamento envolvendo espécies silvestres e comerciais com base em marcadores RAPD . Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 6, pp. 1692–1697. [Accessed25 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21998.

Issue

Section

Agricultural Sciences