Desempenho fotossintético e micorrização em plantas de soja Roundup Ready tratadas com diferentes formulações de glyphosate

Authors

  • Ronaldo Matias Reis Universidade Federal de Viçosa
  • Wellington Luiz Almeida Universidade Federal de Viçosa
  • Marcelo Rodrigues dos Reis Universidade Federal de Viçosa
  • Cláudio Pagotto Ronchi Universidade Federal de Viçosa
  • Daniel Valadão Silva Universidade Federal de Viçosa

Abstract

Com a expansão do cultivo de soja resistente ao glyphosate, observa-se aumento considerável tanto do uso desse herbicida como do número de formulações comerciais à base deste princípio ativo. Objetivou-se, portanto, avaliar o efeito de seis formulações de glyphosate (Roundup Original®, Trop®, Roundup Ultra®, Roundup WG®, Roundup Transorb R® e Zapp Qi®) em parâmetros fotossintéticos, colonização micorrízica e produtividade de soja (TMG 125 Roundup Ready), na região do Alto Paranaíba. Utilizou-se do delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. Uma única aplicação dos herbicidas (720 g e.a. ha-1) foi realizada entre os estádios V2-V3. Aos 3 e 7 dias após a aplicação dos tratamentos (DAT), foram feitas avaliações instantâneas de trocas gasosas entre 08:00 e 9:00 h, em folíolos completamente expandidos. Em seguida, o desempenho fotossintético foi avaliado por meio de curvas de luz (taxa de assimilação líquida de CO2 vs irradiância). A colonização micorrízica, altura de plantas e massa seca da parte aérea foram avaliadas quando as plantas de soja atingiram o estádio R2. Além disso, avaliaram-se o peso de sementes e produtividade de soja. As diferentes formulações de glyphosate não afetaram as trocas gasosas das plantas de soja, nem a eficiência dessas plantas na utilização da irradiância, razão pela qual também não se observou diferenças significativas na massa seca da parte aérea, colonização micorrízica e produtividade de soja.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-07-17

How to Cite

REIS, R.M., ALMEIDA, W.L., REIS, M.R. dos, RONCHI, C.P. and SILVA, D.V., 2014. Desempenho fotossintético e micorrização em plantas de soja Roundup Ready tratadas com diferentes formulações de glyphosate . Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 4, pp. 1033–1040. [Accessed25 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21871.

Issue

Section

Agricultural Sciences