Alterações morfológicas em brânquias de Oreochromis niloticus (Pisces, cichlidae) como biomarcadores de poluição aquática na Laguna da Jansen, São Luís-MA (Brasil)

Authors

  • Dayane Pestana Pereira universidade estadual do maranhão
  • Débora Martins Silva Santos universidade estadual do maranhão
  • Alcina Vieira Carvalho Neta universidade estadual do maranhão
  • Cristiano Ferreira Cruz CRUZ VERMELHA BRASILEIRA
  • Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta universidade estadual do maranhão

Keywords:

Tilápia, Análise histopatológica, Análise Microbiológica.

Abstract

Uma investigação de biomarcadores histológicos pode ser uma ferramenta de baixo custo para determinar a saúde das populações de peixes, refletindo a saúde de um ecossistema aquático inteiro. Na presente pesquisa objetivou-se estudar as alterações histológicas nas brânquias de Oreochromis niloticus como biomarcadores em combinação com a análise microbiológica da água a partir de dois diferentes locais da "Laguna da Jansen" (São Luís, Brasil). As amostras de água e tecidos de peixes (brânquias) foram coletadas em duas estações de amostragem. Amostras de brânquias para análise histológica (arcos branquiais completos) foram dissecadas e fixadas por 24 horas. Notáveis mudanças estruturais foram detectadas nos tecidos dos peixes amostrados. As principais lesões moderadas observadas foram descolamento do epitélio lamelar, fusão de lamelas primárias e fusão das lamelas secundárias. As lesões mais graves foram infiltrado heterofilico, hemorragia, necrose e eritrofagocitose. O exame microbiológico da água indicou contaminação por coliformes totais, Escherichia coli e bactérias heteroróficas. Esses resultados indicam que as lesões branquiais são respostas adaptativas dos peixes à baixa qualidade microbiológica, da água do ambiente analisado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Dayane Pestana Pereira, universidade estadual do maranhão

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente, é professora substituta da Universidade Estadual do Maranhão, no Centro de Estudos Superiores de Itapecuru-Mirim, onde ministra as disciplinas de embriologia e anatomia comparada/zoologia dos vertebrados no curso de ciências biológicas deste centro. Atua nas áreas de zoologia, ecologia e morfologia. Tem experiência em atividades de pesquisa em ecologia de populações e comunidades, sistemática de moluscos, histopatologia e poluição ambiental.

Débora Martins Silva Santos, universidade estadual do maranhão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (1995), mestrado (1998) e doutorado (2010) em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Jaboticabal-SP). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Histologia e Medicina Veterinária Preventiva.

Alcina Vieira Carvalho Neta, universidade estadual do maranhão

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Maranhão (2002), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é colaborador da Universidade Federal de Minas Gerais e professor adjunto da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia e Patogênese de Doenças Infecciosas, atuando principalmente nos seguintes temas: Patogênese, Expressão Gênica, Diagnóstico molecular/ imunológico e Patologia animal.

Cristiano Ferreira Cruz, CRUZ VERMELHA BRASILEIRA

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2009). Experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia e Histopatologia. Atua também nos seguintes temas: Parasitologia Humana, Zoologia aquática e Biologia da Conservação. Atualmente é professor da cruz vermelha brasileira (Rio de Janeiro).

Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta, universidade estadual do maranhão

Fez pós-doutorado em Modelagem de Sistemas Biológicos (biomarcadores) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2012).

Published

2014-05-12

How to Cite

PEREIRA, D.P., SANTOS, D.M.S., CARVALHO NETA, A.V., CRUZ, C.F. and CARVALHO NETA, R.N.F., 2014. Alterações morfológicas em brânquias de Oreochromis niloticus (Pisces, cichlidae) como biomarcadores de poluição aquática na Laguna da Jansen, São Luís-MA (Brasil) . Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 4. [Accessed21 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21852.

Issue

Section

Biological Sciences