Alterações morfológicas em brânquias de Oreochromis niloticus (Pisces, cichlidae) como biomarcadores de poluição aquática na Laguna da Jansen, São Luís-MA (Brasil)

Authors

  • Dayane Pestana Pereira Universidade Estadual do Maranhão
  • Débora Martins Silva Santos Universidade Estadual do Maranhão
  • Alcina Vieira Carvalho Neta Universidade Estadual do Maranhão
  • Cristiano Ferreira Cruz Cruz Vermelha Brasileira
  • Raimunda Nonata Fortes Carvalho Neta Universidade Estadual do Maranhã

Abstract

Uma investigação de biomarcadores histológicos pode ser uma ferramenta de baixo custo para determinar a saúde das populações de peixes, refletindo a saúde de um ecossistema aquático inteiro. Na presente pesquisa objetivou-se estudar as alterações histológicas nas brânquias de Oreochromis niloticus como biomarcadores em combinação com a análise microbiológica da água a partir de dois diferentes locais da "Laguna da Jansen" (São Luís, Brasil). As amostras de água e tecidos de peixes (brânquias) foram coletadas em duas estações de amostragem. Amostras de brânquias para análise histológica (arcos branquiais completos) foram dissecadas e fixadas por 24 horas. Notáveis mudanças estruturais foram detectadas nos tecidos dos peixes amostrados. As principais lesões moderadas observadas foram descolamento do epitélio lamelar, fusão de lamelas primárias e fusão das lamelas secundárias. As lesões mais graves foram infiltrado heterofilico, hemorragia, necrose e eritrofagocitose. O exame microbiológico da água indicou contaminação por coliformes totais, Escherichia coli e bactérias heteroróficas. Esses resultados indicam que as lesões branquiais são respostas adaptativas dos peixes à baixa qualidade microbiológica, da água do ambiente analisado.

Published

2014-07-17

Issue

Section

Biological Sciences

How to Cite

Alterações morfológicas em brânquias de Oreochromis niloticus (Pisces, cichlidae) como biomarcadores de poluição aquática na Laguna da Jansen, São Luís-MA (Brasil) . Bioscience Journal [online], 2014. [online], vol. 30, no. 4, pp. 1213–1221. [Accessed28 April 2025]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21852.