Seletividade de inseticidas utilizados na cana-de-açúcar a adultos de Trichogramma galloi zucchi (Hymenoptera: Trichogrammatidae)

Authors

  • Harley Nonato de Oliveira Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Marina de Rezende Antigo Universidade Federal da Grande Dourado
  • Geraldo Andrade de Carvalho Universidade Federal de Lavras
  • Daniele Fabiana Glaeser Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Fabricio Fagundes Pereira Universidade federal da Grande Dourados

Abstract

Diatraea saccharalis (Fabricius) é uma das principais pragas da cultura da cana-de-açúcar e tem como importante inimigo natural o parasitoide de ovos Trichogramma galloi (Zucchi). Durante o manejo da cultura são utilizados produtos que podem afetar o desempenho do parasitoide, portanto, é necessário que estes produtos sejam seletivos. Sendo assim, este trabalho objetivou avaliar os efeitos de inseticidas utilizados na cana-de-açúcar sobre adultos de T. galloi. Foram testados os inseticidas clorantraniliprole, etiprole, tiametoxam, triflumurom, lambda-cialotrina+tiametoxam, fipronil e Metarhizium anisopliae (Metsch.), nas maiores concentrações indicadas à cultura da cana. Fêmeas de T. galloi, com até 24h receberam ovos de D. saccharalis que foram imersos nas caldas químicas de cada produto. Foram avaliados a mortalidade e o número de ovos parasitados pela geração F0 de T. galloi; e a emergência da geração F1. Clorantraniliprole, M. anisopliae e triflumurom, foram classificados como inócuos (classe 1) em relação à sobrevivência de adultos de T. galloi. Já para o parasitismo, esses inseticidas foram inócuos ou levemente prejudiciais ao parasitoide. Quanto à emergência de T. galloi, clorantraniliprole e M. anisopliae foram inócuos e triflumurom, moderadamente prejudicial. Os demais produtos avaliados foram prejudiciais à sobrevivência de T. galloi e não foram inócuos ao parasitismo e emergência desse parasitoide. Nesse sentido, clorantraniliprole e M. anisopliae foram seletivos (inócuos ou levemente prejudiciais) em todos os parâmetros avaliados para T. galloi e podem ser recomendados para um programa de manejo, para controle de D. saccharalis.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-09-20

How to Cite

OLIVEIRA, H.N. de, ANTIGO, M. de R., CARVALHO, G.A. de, GLAESER, D.F. and PEREIRA, F.F., 2013. Seletividade de inseticidas utilizados na cana-de-açúcar a adultos de Trichogramma galloi zucchi (Hymenoptera: Trichogrammatidae) . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 5, pp. 1267–1274. [Accessed3 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/21840.

Issue

Section

Agricultural Sciences