Avaliação física, físico-química e estimativas de parâmetros genéticos de 32 genótipos de maracujazeiro-azedo cultivados no Distrito Federal

Authors

  • Sther Maria Lenza Greco Universidade Federal de Goiás
  • José Ricardo Peixoto Centro Universitário Icesp
  • Liane Martins Ferreira

Abstract

Dentro do programa de melhoramento de maracujazeiro, a avaliação física, físico-química e molecular dos frutos dos genótipos desenvolvidos é de grande importância, pois permite identificar genótipos com qualidades físico-químicas desejáveis e adaptados para as regiões de cultivo. Sendo assim, objetivou-se avaliar com o presente trabalho as características físicas, físico-químicas, e estimar os parâmetros genéticos de 32 (trinta e dois) genótipos de maracujazeiro-azedo resistente a patógenos cultivados no Distrito Federal. As seguintes características foram analisadas: massa do fruto (g), comprimento (mm), diâmetro (mm), relação comprimento/diâmetro, espessura da casca (mm), massa da casca (g), massa da polpa (g), rendimento de polpa (%), número de sementes, sólidos solúveis totais - SST em °Brix, acidez total titulável - ATT (% de ácido cítrico), pH, relação SST/ATT e cinzas (%). As análises estatísticas e estimativas de parâmetros genéticos foram realizadas com o auxílio dos softwares SISVAR (FERREIRA, 2000) e GENES (CRUZ, 2007). Cerca de 38% dos genótipos avaliados apresentaram características físicas e físico-químicas que se destacaram para utilização destes pela indústria de sucos: pH de 2,7, acidez variando de 5,40 a 3,8 e sólidos solúveis totais de 13,7%. Com relação às características físicas os genótipos que se destacaram foram: 20#49, MSC e planta 7 apresentaram maior comprimento e diâmetro dos frutos. O rendimento de polpa foi superior a 38,7% e os genótipos que se destacaram para essa característica foram: EC-R (46,6%), 20#6 (45,1%), 20#39 (43,6%) e 20#40 (43,4%) sendo que EC-R e 20#6 também apresentaram maior número de sementes por fruto. A massa média dos frutos variou de 226,85 a 128,75g, sendo os maiores valores registrados para os genótipos Planta 7 e EC30. Pela análise dos coeficientes de herdabilidade no sentido amplo ficou evidenciada variância ambiental pronunciada para as características avaliadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-06-10

How to Cite

GRECO, S.M.L., PEIXOTO, J.R. and FERREIRA, L.M., 2014. Avaliação física, físico-química e estimativas de parâmetros genéticos de 32 genótipos de maracujazeiro-azedo cultivados no Distrito Federal . Bioscience Journal [online], vol. 30, pp. 360–370. [Accessed28 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/19858.

Issue

Section

Agricultural Sciences