Comparação de áreas de soja (Glycinemax (L) Merr.) obtidas por meio da interpretação de imagens TM/Landsat e MODIS/Terra no município de Maracaju (MS)

Authors

  • Carlos Antonio da Silva Junior Universidade Estadual de Maringá
  • Eder Paulo Moreira Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Thiago Frank Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Mauricio Alves Moreira Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Diego Barcellos Universidade da Geórgia

Abstract

A cultura da soja possui características favoráveis para sua identificação e mapeamento por meio de interpretação de imagens de sensores remotos a bordo de satélites.O presente trabalho teve como objetivo comparar os resultados de mapeamento dessa cultura, por meio da interpretação de imagens TM/Landsat-5 e MODIS/Terra para o ano safra 2010/11. O trabalho foi realizado para o município de Maracaju, Mato Grosso do Sul, maior produtor de soja do Estado. Foram adquiridas oito imagens MODIS/Terra no ano de 2010 e quatro em 2011 e uma do TM/Landsat-5 do ano de 2011, compreendendo o período de cultivo da soja na região. De posse das imagens e dos processamentos foram gerados mapas temáticos de áreas de soja, das quais segue: componentes principais de imagem monotemporal TM, monotemporal MODIS com seus respectivos NDVI´s e EVI´s, por meio do classificador supervisionado MaxVer; além disso foi calculado o índice CEI, que no processo de fatiamento de pixels foram obtidas as áreas de soja. As classificações utilizando bandas do TM/Landasat-5 apresentaram excelentes estimativas de áreas de soja indicadas pelas métricas de validação Kappa e exatidão global. No método do índice CEI, neste caso, apresentou inferioridade perante as demais estimativas obtidas, apenas apresentando-se superior a estimativa de área obtida pela imagem monotemporal NDVI/MODIS.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-09-30

How to Cite

SILVA JUNIOR, C.A. da, MOREIRA, E.P., FRANK, T., MOREIRA, M.A. and BARCELLOS, D., 2014. Comparação de áreas de soja (Glycinemax (L) Merr.) obtidas por meio da interpretação de imagens TM/Landsat e MODIS/Terra no município de Maracaju (MS) . Bioscience Journal [online], vol. 30, pp. 707–716. [Accessed4 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/19738.

Issue

Section

Agricultural Sciences