Hemoparasitos em cães domésticos naturalmente infectados, provenientes das zonas urbana e rural do município de Abadia dos Dourados, Minas Gerais, Brasil

Authors

  • Marina Cruvinel Assunção Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Antonio Vicente Mundim Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Arantes Mendonça Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria José Santos Mundim Universidade Federal de Uberlândia
  • Ednaldo Carvalho Guimarães Universidade Federal de Uberlândia

Abstract

As hemoparasitoses estão entre as mais frequentes enfermidades que acometem os cães, tendo como vetor os carrapatos o que dificulta o controle destas patologias principalmente nas áreas rurais. Os hemoparasitos mais frequentes em cães no Brasil são Ehrlichia sp., Hepatozoon sp. e Babesia sp. O objetivo deste trabalho foi determinar a frequência de hemoparasitos em cães da zona urbana e rural do município de Abadia dos Dourados, Minas Gerais, através da pesquisa de hematozoários em extensões sanguíneas, comparando os índices entre as zonas rural e urbana. Foram estudados 250 cães, sendo 150 provenientes da zona rural e 100 do perímetro urbano. Foram confeccionadas, de cada cão, extensões de sangue periférico coradas pelo método May-Grünwald Giemsa e analisadas por microscopia óptica. Observou-se 60 (24,0%) cães parasitados por Hepatozoon sp., cinco (2,0%) por Ehrlichia sp. e quatro (1,6%) por Babesia sp. A frequência de cães parasitados por Hepatozoon sp. foi significativamente superior à dos demais hematozoários, ocorrendo em todas as faixas etárias, predominando nos cães da zona rural e entre os machos.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-09-30

How to Cite

SILVA, M.C.A., MUNDIM, A.V., MENDONÇA, G.A., MUNDIM, M.J.S. and GUIMARÃES, E.C., 2014. Hemoparasitos em cães domésticos naturalmente infectados, provenientes das zonas urbana e rural do município de Abadia dos Dourados, Minas Gerais, Brasil . Bioscience Journal [online], vol. 30, pp. 892–900. [Accessed23 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/19608.

Issue

Section

Agricultural Sciences