Composição bromatológica e mineral da forragem produzida pelo tifton 85 fertilizado com doses de superfosfato triplo ou fosfato de Araxá

Authors

  • Leodacir Francisco Zuffo Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Eduardo Eustáquio Mesquita Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Deise Dalazen Castagnara Universidade Federal do Pampa
  • Paulo Sérgio Rabello de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcela Abbado Neres Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Abstract

O presente trabalho teve por objetivo estudar a composição bromatológica e mineral da forragem produzida pelo Tifton 85 cultivado em Latossolo Vermelho eutroférrico e fertilizado com doses e fontes de fósforo. O trabalho foi desenvolvido durante o período de dezembro de 2010 à março de 2012, em uma área de localizada na latitude 24º42'49''S e longitude 53º44'35''W. O delineamento experimental adotado foi de blocos ao acaso em esquema fatorial 2x5 com parcelas subdivididas no tempo, sendo duas fontes de fósforo (Superfosfato triplo e fosfato de Araxá), cinco doses de fósforo (0; 40; 80; 120; 160 kg ha-1 de P2O5), quatro períodos de crescimento do Tifton 85, com quatro repetições. A pastagem foi implantada em março de 2010, uniformizada em setembro de 2011, e as amostragens foram realizadas ao final de cada um dos quatro períodos de crescimento que tiveram duração de 28 dias. Nas amostras de forragem coletadas foram estudadas a composição bromatológica determinando-se as concentrações de PB, FDN, FDA, lignina, hemicelulose e celulose; e a composição mineral, por meio da determinação das concentrações de macrominerais (fósforo, potássio, cálcio, enxofre e magnésio) e microminerais (ferro, manganês, zinco e cobre). Os constituintes bromatológicos foram alterados somente pelos períodos de crescimento devido às condições climáticas de cada período. As concentrações de macro e microminerais na forragem do Tifton 85 não foram afetados pelas fontes de variação estudadas, com exceção para o fósforo e o enxofre. Para esses minerais foi observada resposta linear positiva em função do aumento das doses de fósforo. A adubação fosfatada com doses de Superfosfato triplo ou fosfato de Araxá na implantação de uma pastagem de Tifton 85 em Latossolo Vermelho eutroférrico não alterou a composição bromatológica, mas elevou as concentrações de fósforo e enxofre na forragem produzida no período de sete a onze meses de estabelecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-09-30

How to Cite

ZUFFO, L.F., MESQUITA, E.E., CASTAGNARA, D.D., DE OLIVEIRA, P.S.R. and NERES, M.A., 2014. Composição bromatológica e mineral da forragem produzida pelo tifton 85 fertilizado com doses de superfosfato triplo ou fosfato de Araxá . Bioscience Journal [online], vol. 30, pp. 856–865. [Accessed5 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/19546.

Issue

Section

Agricultural Sciences