Características morfogênicas de dois tipos de perfilhos e produção de biomassa do capim-massai adubado com nitrogênio durante o estabelecimento

Authors

  • Marcos Neves Lopes Universidade Federal do Ceará
  • Magno José Duarte Cândido Universidade Federal do Ceará
  • Roberto Cláudio Fernandes Franco Pompeu Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Rodrigo Gregório da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Claudivan Feitosa de Lacerda Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Marcus Lima Bezerra Universidade Federal do Ceará

Abstract

Objetivou-se avaliar as características morfogênicas de dois tipos de perfilhos (principal e primário) e a produção de biomassa do capim-massai durante o estabelecimento em casa de vegetação sob cinco doses de nitrogênio (0; 150; 300; 450 e 600 mg dm-3) em um delineamento inteiramente casualizado, em arranjo de parcelas subdivididas, com cinco repetições. A dose de nitrogênio para cada tratamento foi dividida em duas, sendo a primeira metade aplicada logo após o desbaste final (13 DAE) e a segunda metade aplicada 14 dias após a primeira. Foram identificados seis perfilhos (três principais e três primários) em cada unidade experimental, para posterior acompanhamento e determinação das variáveis do fluxo de biomassa. A taxa de alongamento foliar foi incrementada pelas doses de nitrogênio (N) e o perfilho principal apresentou maior valor em relação ao primário. A dose de 600 mg N dm-3 de solo, proporcionou um incremento de 17,4% na taxa de alongamento foliar em relação às plantas que não receberam nitrogênio. A taxa de alongamento dos colmos não foi influenciada com a elevação das doses de nitrogênio, com o perfilho primário apresentado maior valor para a referida variável. A taxa de senescência foliar posterior não foi influenciada pelas doses de N, porém foi superior para o perfilho principal. O número de folhas vivas por perfilho e a taxa de aparecimento foliar responderam positivamente a adubação nitrogenada, com o perfilho principal mostrando-se superior para ambas as variáveis e sendo verificada resposta inversa para o filocrono. Verificaram-se valores estimados de 0,135 e 0,154 folhas dia-1 perf-1 para a taxa de aparecimento foliar e de 7,49 e 6,56 dias folha-1 (filocrono) para 0 e 600 mg N dm-3 de solo, respectivamente. A biomassa de forragem total foi incrementada com as doses de nitrogênio. A adubação nitrogenada influencia positivamente as características morfogênicas e a produção de biomassa do capim-massai até a dose de 600 mg de N dm-3 de solo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-09-30

How to Cite

LOPES, M.N., CÂNDIDO, M.J.D., POMPEU, R.C.F.F., SILVA, R.G. da, LACERDA, C.F. de and BEZERRA, F.M.L., 2014. Características morfogênicas de dois tipos de perfilhos e produção de biomassa do capim-massai adubado com nitrogênio durante o estabelecimento . Bioscience Journal [online], vol. 30, pp. 666–677. [Accessed29 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/19518.

Issue

Section

Agricultural Sciences