Metais poluentes e micronutrienes em solos, sob pecuária leiteira em sistema de pastejo direto, no alto da bacia do Rio Paranaíba, Goiás, Brasil

Authors

  • Gisele Carneiro da Silva Teixeira Universidade Federal de Goiás
  • Alfredo Borges de Campos Universidade Estadual de Campinas
  • Cleonice Rocha Pontifícia Universitária Católica
  • Sueli Martins de Freitas Alves Universidade Estadual de Goiás
  • Affonso Celso Gonçalves Jr Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Abstract

A preocupação quanto à contaminação do ambiente por meio da atividade leiteira está relacionada ao fato dos dejetos destes bovinos apresentarem metais poluentes em sua constituição; na criação desses animais no sistema de pastejo direto questiona-se a possibilidade da ocorrência de contaminação por estes metais nas aguadas, área onde esses animais se aglomeram em determinados períodos do dia para beberem água e onde defecam. O presente estudo objetivou avaliar os teores dos metais cobre, ferro, manganês, zinco, cádmio, chumbo e cromo em áreas de aguadas e em áreas preservadas (testemunha) de 28 propriedades, agrupadas em seis Ottobacias hidrográficas formadoras do alto da bacia do Rio Paranaíba, no Estado de Goiás. As amostras simples de solos foram coletadas em três profundidades (0-10, 10-20 e 20-30 cm), a partir destas foram obtidas uma amostra composta para cada profundidade nas áreas de aguadas e preservadas. Pela análise de PCA os metais poluentes analisados nos solos de aguada não indicou a ocorrência de contaminação nestes ambientes quando comparados à área preservada. A distribuição aleatória dos teores médios dos metais nas três profundidades estudadas em todos os tratamentos dificulta a definição do potencial de contaminação do solo pelos dejetos originados da atividade leiteira em áreas de aguadas, sob pastejo direto.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-09-30

How to Cite

TEIXEIRA, G.C. da S., CAMPOS, A.B. de, ROCHA, C., ALVES, S.M. de F. and GONÇALVES JR, A.C., 2014. Metais poluentes e micronutrienes em solos, sob pecuária leiteira em sistema de pastejo direto, no alto da bacia do Rio Paranaíba, Goiás, Brasil . Bioscience Journal [online], vol. 30, pp. 582–590. [Accessed3 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18202.

Issue

Section

Agricultural Sciences