Efeito da densidade de semeadura e doses de nitrogênio sobre a produtividade e biometria de amaranto, no cerrado do planalto central

Authors

  • Clarissa Campos Ferreira Universidade de Brasília
  • Walter Quadros Ribeiro Júnior Embrapa Cerrados
  • Maria Lucrecia Gerosa Ramos Universidade de Brasília
  • Carlos Roberto Spehar Universidade de Brasília
  • Thiago Rodrigues Ramos Farias Universidade de Brasília

Abstract

O amaranto é uma granífera com características de crescimento, estabelecimento e produção promissoras e com grande potencial para um aumento do seu cultivo. Porém, devido à lacuna de informações acerca do manejo para sua produção comercial, observa-se a inexistência de um modelo de densidade de semeadura e dose de nitrogênio ótimo para o Brasil. O objetivo deste trabalho foi determinar o efeito de quatro densidades de semeadura, e quatro doses de nitrogênio, com quatro repetições, no plantio de safra no cerrado, na produtividade e em variáveis biométricas de amaranto. O experimento foi realizado em delineamento experimental de blocos ao acaso e esquema fatorial, 4x4 (quatro densidades de semeadura, 25, 12, 8 e 6 plantas m-1 e quatro doses de N, 0, 50, 100 e 150 kg ha-¹), com quatro repetições. Determinaram-se os pesos de matéria seca, de panícula e de grãos, altura de plantas, diâmetro de caule e comprimento e largura de panícula. Todos os parâmetros, com exceção da largura de panícula, apresentaram interação entre a densidade de plantio x doses de N significante. Níveis crescentes de N, até a dose de 150 kg ha-¹, no geral em todas as densidades, produzem resposta linear no rendimento de grãos de amaranto.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-09-30

How to Cite

FERREIRA, C.C., RIBEIRO JÚNIOR, W.Q., RAMOS, M.L.G., SPEHAR, C.R. and FARIAS, T.R.R., 2014. Efeito da densidade de semeadura e doses de nitrogênio sobre a produtividade e biometria de amaranto, no cerrado do planalto central . Bioscience Journal [online], vol. 30, pp. 534–546. [Accessed4 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18183.

Issue

Section

Agricultural Sciences