Palhiço, polímero hidrogel e sistemas de plantio nos parâmetros de biometria, tecnologia, energia e produtividade de cana-de-açúcar

Authors

  • Tadeu Alcides Marques Universidade do Oeste Paulista
  • Elvis Lima Deltrejo Junior Universidade do Oeste Paulista
  • Malheiros Rampazo Universidade do Oeste Paulista
  • Patricia Angélica Alves Marques Universidade de São Paulo

Abstract

O objetivo deste trabalho foi verificar o efeito do palhiço, sistema de plantio e doses de polímero hidrogel nos parâmetros biométricos, tecnológicos, de produtividade e energéticos. O estudo foi realizado em soqueira de cana-de-açúcar, cultivar RB 86 7515. O solo do experimento foi caracterizado como Argissolo Vermelho-Amarelo Distroférrico, típico A moderado, textura médio-argilosa e o clima da região classificado como em Aw. O modelo estatístico utilizado foi fatorial com parcelas subdivididas (2x4x4), sendo dois os sistemas de plantios utilizados (leira e sulco), quatro doses do polímero hidroabsorvente, sendo cada dose subdividida em quatro tratamentos utilizando quantidades diferentes de palhiço como cobertura vegetal. O palhiço em cobertura afetou os parâmetros biométricos, principalmente quando em interações com plantio em leira. Não afetou a produtividade e interagindo com doses de polímeros elevou a bioenergia, sendo as quantidades de 5 a 10 t ha-1 de palhiço com 53,33 kg ha-1 de polímeros as melhores para bioenergia. Os sistemas de plantio testados afetam a biometria, tecnologia, bioenergia e ATR (Açúcar Total Recuperável, que corresponde à quantidade de açúcar disponível na matéria-prima subtraída das perdas estimadas no processamento industrial), com dose de 53,33 kg ha-1 de polímero e não afetam a produtividade. As doses de polímeros alteram a biometria (medidas dos órgãos vegetais, bem como as devidas taxas de desenvolvimento), principalmente em leira, sendo a dose de 53,33 kg ha-1 a que proporcionou melhores ATR, não afetando a produtividade nem a bioenergia.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-09-30

How to Cite

MARQUES, T.A., DELTREJO JUNIOR, E.L., RAMPAZO, M. and MARQUES, P.A.A., 2014. Palhiço, polímero hidrogel e sistemas de plantio nos parâmetros de biometria, tecnologia, energia e produtividade de cana-de-açúcar . Bioscience Journal [online], vol. 30, pp. 501–511. [Accessed28 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18136.

Issue

Section

Agricultural Sciences