Ação de extratos de Zantedeschia aethiopica na qualidade fisiológica de sementes, pigmentos fotossintéticos e metabolismo antioxidativo de plântulas de arroz vermelho

Authors

  • Tiago Zanatta Aumonde Universidade Federal de Pelotas
  • Tiago Pedó Universidade Federal de Pelotas
  • Emanuela Garbin Martinazzo Universidade Federal de Pelotas
  • Junior Borella Universidade Federal de Pelotas
  • Luciano do Amarante Universidade Federal de Pelotas
  • Francisco Amaral Villela Universidade Federal de Pelotas
  • Dario Munt de Moraes Universidade Federal de Pelotas

Abstract

Objetivou-se com este trabalho avaliar a influência da concentração do extrato de folhas maduras de Zantesdeschia aethiopica sobre atributos fisiológicos de sementes e plântulas de arroz vermelho. Os tratamentos foram extratos nas concentrações 0; 12; 25; 50 e 75%. Foram avaliados germinação, primeira contagem, comprimento de parte aérea e raiz, massa seca total de plântulas, condutividade elétrica, teores de clorofila a, b e total, atividade das enzimas superóxido-dismutase, catalase e ascorbarto peroxidase, peroxidação lipídica e teor de peróxido de hidrogênio, emergência de plântulas, comprimento de parte aérea e de raiz e massa seca total das plântulas emergidas. Os teores de clorofila foram alterados quanti-qualitativamente, a emergência de plântulas, o comprimento de raiz e a massa seca total de plântulas emergidas foram reduzidos pelo aumento da concentração do extrato. A peroxidação de lipídeos, a atividade das enzimas superóxido-dismutase, ascorbato-peroxidase e catalase aumentaram com a concentração. Os resultados encontrados no trabalho demonstraram que o extrato de folhas maduras de Z. aethiopica altera diferentes atributos fisiológicos e apresenta toxidez a sementes e a plântulas de arroz vermelho.

Published

2014-08-26

Issue

Section

Agricultural Sciences

How to Cite

Ação de extratos de Zantedeschia aethiopica na qualidade fisiológica de sementes, pigmentos fotossintéticos e metabolismo antioxidativo de plântulas de arroz vermelho . Bioscience Journal [online], 2014. [online], vol. 30, no. 5, pp. 1412–1420. [Accessed16 May 2025]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18066.