Ação de extratos de Zantedeschia aethiopica na qualidade fisiológica de sementes, pigmentos fotossintéticos e metabolismo antioxidativo de plântulas de arroz vermelho

Authors

  • Tiago Zanatta Aumonde Universidade Federal de Pelotas
  • Tiago Pedó Universidade Federal de Pelotas
  • Emanuela Garbin Martinazzo Universidade Federal de Pelotas
  • Junior Borella Universidade Federal de Pelotas
  • Luciano do Amarante Universidade Federal de Pelotas
  • Francisco Amaral Villela Universidade Federal de Pelotas
  • Dario Munt de Moraes Universidade Federal de Pelotas

Abstract

Objetivou-se com este trabalho avaliar a influência da concentração do extrato de folhas maduras de Zantesdeschia aethiopica sobre atributos fisiológicos de sementes e plântulas de arroz vermelho. Os tratamentos foram extratos nas concentrações 0; 12; 25; 50 e 75%. Foram avaliados germinação, primeira contagem, comprimento de parte aérea e raiz, massa seca total de plântulas, condutividade elétrica, teores de clorofila a, b e total, atividade das enzimas superóxido-dismutase, catalase e ascorbarto peroxidase, peroxidação lipídica e teor de peróxido de hidrogênio, emergência de plântulas, comprimento de parte aérea e de raiz e massa seca total das plântulas emergidas. Os teores de clorofila foram alterados quanti-qualitativamente, a emergência de plântulas, o comprimento de raiz e a massa seca total de plântulas emergidas foram reduzidos pelo aumento da concentração do extrato. A peroxidação de lipídeos, a atividade das enzimas superóxido-dismutase, ascorbato-peroxidase e catalase aumentaram com a concentração. Os resultados encontrados no trabalho demonstraram que o extrato de folhas maduras de Z. aethiopica altera diferentes atributos fisiológicos e apresenta toxidez a sementes e a plântulas de arroz vermelho.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-08-26

How to Cite

AUMONDE, T.Z., PEDÓ, T., MARTINAZZO, E.G., BORELLA, J., AMARANTE, L. do, VILLELA, F.A. and MORAES, D.M. de, 2014. Ação de extratos de Zantedeschia aethiopica na qualidade fisiológica de sementes, pigmentos fotossintéticos e metabolismo antioxidativo de plântulas de arroz vermelho . Bioscience Journal [online], vol. 30, no. 5, pp. 1412–1420. [Accessed2 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18066.

Issue

Section

Agricultural Sciences