Influência da temperatura de armazenamento na qualidade das inflorescências de estrelítzia (Strelitzia reginae Banks ex Aiton)

Authors

  • Marcos Ribeiro da Silva Vieira Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Giuseppina Pace Pereira Lima Universidade Estadual Paulista
  • Angela Vacaro de Souza Universidade Estadual Paulista
  • Nelson Geraldo de Oliveira Universidade Federal de Alagoas
  • Adriano do Nascimento Simões Universidade Federal Rural de Pernambuco

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo de estudar a influência da temperatura de armazenamento (câmara fria e temperatura ambiente) na qualidade das inflorescências de estrelítzia. Escapos florais foram selecionados, etiquetados e descartados quanto à presença de danos mecânicos, doenças e/ou pragas. Transcorrido esse período, foram transferidos para recipientes, onde foram submetidos a dois experimentos. No experimento 1, escapos foram colocados em baldes contendo água da rede pública e levadas para câmara fria a 7,5 ºC e UR de 90%, por um período de doze dias. No experimento 2, os escapos foram mantidos nas mesmas condições, porém em temperatura ambiente por um período de seis dias. Nos dois experimentos, as análises visuais: coloração, brilho, manchas (através da atribuição de notas), abertura e queda de floretes (contagem) foram avaliadas em intervalo de quatro dias em câmara fria e a cada 48 horas em condições de temperatura ambiente. A sépala foi o órgão que apresentou maior perda na coloração. A variável brilho apresentou o mesmo comportamento em relação aos dois experimentos. Maiores incidências de manchas nas inflorescências ocorreram em temperatura ambiente. Os escapos apresentaram aumento no número de floretes abertos em câmara fria. Essa tendência não ocorreu em temperatura ambiente. Não foram observados diferenças na queda de floretes. Conclui-se que a temperatura de armazenamento não contribui para a qualidade pós-colheita de estrelítzia.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-09-30

How to Cite

VIEIRA, M.R. da S., LIMA, G.P.P., SOUZA, A.V. de, OLIVEIRA, N.G. de and SIMÕES, A. do N., 2014. Influência da temperatura de armazenamento na qualidade das inflorescências de estrelítzia (Strelitzia reginae Banks ex Aiton) . Bioscience Journal [online], vol. 30, pp. 783–790. [Accessed7 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18059.

Issue

Section

Agricultural Sciences