Estudo de linhagens de leveduras Saccharomyces cerevisiae oriundas da biodiversidade ambiental na fermentação alcoólica

Authors

  • Bruna Luiza Dacanal Moreira Universidade Fedral de São Carlos (UFSCar).
  • Clovis Parazzi Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Larissa Ferreira Papin Usina Guarani S/A, Tanabi-SP, Brasil.
  • Jorge josé Corrêa Lopes Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Keywords:

Leveduras nativas. Fermentação etanólica. Produção de etanol.

Abstract

Linhagens de leveduras Saccharomyces cerevisiae, nativas e oriundas do processo industrial de produção de etanol foram isoladas e comparadas com a levedura padrão CAT-1, selecionada e amplamente utilizada na indústria de etanol, em sistema descontínuo de fermentação, com reciclo celular. As linhagens foram reativadas em meio sólido de manutenção em placas de Petri e em seguida foram colocadas em crescimento em meio de caldo de cana-de-açúcar clarificado e diluído à 4º Brix. Após a obtenção da massa celular, na concentração de 1,0 x 108 cél./mL, as linhagens foram inoculadas em meio de caldo de cana-de-açúcar a 20º Brix e assim procedeu-se por seis ciclos fermentativos consecutivos. Ao final de cada ciclo procedeu-se as determinações do teor de etanol, pH, produção de biomassa, viabilidade e concentração de células, açúcares redutores totais residuais no vinho e acidez. Com os resultados obtidos foram calculados a eficiência fermentativa, viabilidade celular e brotamento. Os dados foram analisados estatisticamente utilizando-se a análise de variância (ANOVA) e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Os resultados mostram que a linhagem utilizada em processo industrial, a CAT-1, se destacou diante das duas linhagens isoladas e selecionadas (18 e 19) em relação à eficiência fermentativa, mostrando um bom desempenho no processo de fermentação para a produção de etanol. Por outro lado observou-se que as linhagens 18 e 19 apresentaram desempenho fermentativo semelhante e, de modo geral, características adequadas à produção de etanol.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Luiza Dacanal Moreira, Universidade Fedral de São Carlos (UFSCar).

Aluna do curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrárias da UFSCar

Clovis Parazzi, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professores Doutor do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Sócio-economia Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Larissa Ferreira Papin, Usina Guarani S/A, Tanabi-SP, Brasil.

Engenheira agrônoma, Usina Guarani S/A, Tanabi,SP, Brasil.

Jorge josé Corrêa Lopes, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Professores Doutor do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Sócio-economia Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Published

2013-11-12

How to Cite

MOREIRA, B.L.D., PARAZZI, C., PAPIN, L.F. and LOPES, J. josé C., 2013. Estudo de linhagens de leveduras Saccharomyces cerevisiae oriundas da biodiversidade ambiental na fermentação alcoólica . Bioscience Journal [online], vol. 29. [Accessed26 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18047.

Issue

Section

Agricultural Sciences