Qualidade higiênico sanitária de alfaces (Lactuca sativa) comercializadas em feiras livres na cidade de Uberlândia, MG, Brasil

Authors

  • Bruno Ramos França graduando em tecnologia de alimentos do IFTM - Campus Uberlândia
  • Deborah Santesso Bonnas Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Triângulo Mineiro
  • Cristiane Maria de Oliveira Silva Universidade Federal de Uberlândia

Keywords:

Hortaliças, Segurança de Alimentos, Contaminação Parasitária.

Abstract

No Brasil, as parasitoses intestinais estão entre os problemas mais comumente diagnosticados em saúde pública. Essas doenças são amplamente difundidas em virtude da precariedade das condições sanitárias, e as hortaliças servem como um dos principais veículos de sua transmissão. A contaminação dos vegetais pode ocorrer no campo, no período de produção, durante o processo de colheita ou até mesmo na saída do produto em direção à mesa do consumidor, pois os microrganismos podem se multiplicar nos alimentos de acordo com a umidade e temperatura. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade de alfaces provenientes de feiras livres do município de Uberlândia, em relação à contaminação microbiológica e parasitológica. De junho a setembro/2009 foram coletadas aleatoriamente 96 amostras de alfaces, da variedade crespa, em 12 bancas de diferentes produtores. Tais amostras foram submetidas ao método de sedimentação espontânea por 24 horas para análise parasitológica. Os resultados obtidos indicaram 100% de contaminação parasitária nas amostras avaliadas, destacando-se Balantidium coli, Entamoeba histolytica/dispar, Giardia lamblia e Cryptosporidium spp. Considerando a elevada frequência de contaminação parasitária e o potencial risco de doenças veiculadas pelas hortaliças, sugere-se uma vigilância sanitária mais atuante na fiscalização de alimentos oferecidos à população, como também um programa de educação sanitária para os produtores e consumidores.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruno Ramos França, graduando em tecnologia de alimentos do IFTM - Campus Uberlândia

graduando em tecnologia de alimentos do IFTM - Campus Uberlândia

Deborah Santesso Bonnas, Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Triângulo Mineiro

possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1987), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (1991) e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade Federal de Lavras (2002). Foi coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos entre 2004 e 2009.

Cristiane Maria de Oliveira Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Técnica em Laboratório de Análises Clinicas da Universidade Fedaral de Uberlândia

Published

2013-12-04

How to Cite

FRANÇA, B.R., BONNAS, D.S. and SILVA, C.M. de O., 2013. Qualidade higiênico sanitária de alfaces (Lactuca sativa) comercializadas em feiras livres na cidade de Uberlândia, MG, Brasil . Bioscience Journal [online], vol. 30. [Accessed23 May 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18011.

Issue

Section

Health Sciences