Multiplicação de abacaxizeiros ornamentais em diferentes concentrações de bap e períodos de avaliação do desenvolvimento in vitro

Authors

  • Kamila Antunes Alves Universidade Estadual de Montes Claros
  • Luciana Nogueira Londe Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Emanuelle Ferreira Melo Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais
  • Gabriel Belfort Rodrigues Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais

Abstract

O mercado mundial de flores tem apresentando grande destaque econômico nos últimos anos. Apesar do estabelecimento das técnicas de micropropagação, melhorias no protocolo ainda são necessárias. Neste sentido, objetivou-se com o presente trabalho avaliar a multiplicação in vitro das espécies de abacaxi ornamental Ananas comosus var. bracteatus e A. comosus var. erectifolius em diferentes períodos de avaliação e concentrações de BAP. Foram utilizados como explantes gemas axilares de abacaxizeiro ornamental. Utilizou-se delineamento experimental inteiramente casualizado, composto de 16 tratamentos com 5 repetições e fatorial 2x4x2, sendo um explante por tubo de ensaio. Para o número de folhas produzidas, a variedade erectifolius foi mais eficiente que a bracteatus; na avaliação realizada aos 60 dias, o número de folhas foi 2 vezes superior aos 30 dias na concentração de 1 mg.L-1 de BAP. A variedade erectifolius apresentou folhas mais compridas na concentração de 1 mg.L-1 de BAP. O comprimento das folhas diminuiu com o aumento da concentração de BAP. O número de raízes produzidas não foi influenciado pela variedade, nem pelo período de avaliação. A variedade erectifolius apresentou maior comprimento de raiz principal que a bracteatus na ausência de BAP aos 60 dias. A concentração de 3 mg.L-1 de BAP foi mais eficiente na formação de brotos. A variedade bracteatus aos 60 dias apresentou a maior formação de brotos em abacaxizeiro ornamental.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-06-10

How to Cite

ALVES, K.A., LONDE, L.N., MELO, E.F. and RODRIGUES, G.B., 2014. Multiplicação de abacaxizeiros ornamentais em diferentes concentrações de bap e períodos de avaliação do desenvolvimento in vitro . Bioscience Journal [online], vol. 30, pp. 188–198. [Accessed5 December 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/18001.

Issue

Section

Agricultural Sciences