Resposta do milho cultivado em sistema de plantio direto à aplicação de doses de nitrogênio e cultivo de plantas de cobertura em pré-safra

Authors

  • Leandro Rosatto Moda Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Carlos Leandro Rodrigues dos Santos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Rilner Alves Flores Universidade Federal de Goiás
  • Bernardo Melo Montes Nogueira Borges Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Itamar Andrioli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Renato de Mello Prado Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Abstract

O uso de plantas de cobertura é capaz de produzir grandes quantidades de fitomassa, melhorando a ciclagem de nutrientes, em especial o nitrogênio, promovendo ganho de produtividade e economia de N-fertilizante. Diante disto, o objetivo foi avaliar o efeito do uso de doses de N-mineral associada às plantas de coberturas cultivadas na pré-safra no estado nutricional, acúmulo de nitrogênio e na produção de grãos da cultura do milho, em dois anos agrícolas. O experimento foi desenvolvido em um Latossolo Vermelho distrófico, com a cultura do milho em sistema de plantio direto. O delineamento experimental adotado foi em blocos ao acaso, em parcelas subdivididas, com quatro repetições. Os tratamentos principais foram: seis sistemas de semeadura (crotalária, feijão-de-porco, lablabe, milheto, mucuna-preta e pousio); nos tratamentos secundários: quatro doses de nitrogênio (0, 60, 120 e 180 kg ha-1 de N). A produção de grãos de milho não foi afetada pelo tipo de cobertura em pré-safra, independente da dose de nitrogênio aplicada no solo. Ainda, o uso de adubação nitrogenada no solo promove ganhos de produtividade de grãos de milhos, no primeiro ano de cultivo, independente do tipo de cobertura em pré-safra. No primeiro ano (2006/2007) as espécies de cobertura que produziram mais fitomassa foram mucuna-preta, feijão-de-porco, crotalárea-júncea e lablabe, enquanto que no segundo ano (2007/08) foram a crotalárea-júncea, milheto, lablabe, feijão-de-porco e mucuna-preta, respectivamente.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-06-10

How to Cite

MODA, L.R., SANTOS, C.L.R. dos, FLORES, R.A., BORGES, B.M.M.N., ANDRIOLI, I. and PRADO, R. de M., 2014. Resposta do milho cultivado em sistema de plantio direto à aplicação de doses de nitrogênio e cultivo de plantas de cobertura em pré-safra . Bioscience Journal [online], vol. 30, pp. 178–187. [Accessed29 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17996.

Issue

Section

Agricultural Sciences