Produtividade de forragem e composição química de Trachypogon plumosus sob níveis de correção da fertilidade do solo e desfolhação

Authors

  • Newton de Lucena Costa Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Roraima
  • Anibal de Moraes Universidade Federal do Paraná
  • Antônio Carlos Vargas Motta Universidade Federal do Paraná
  • Alda Lúcia Gomes Monteiro Universidade Federal do Paraná
  • Paulo César Faccio de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ricardo Augusto de Oliveira Universidade Federal do Paraná

Abstract

Foram avaliados os efeitos de níveis de correção da fertilidade do solo (testemunha, calagem, adubação e calagem + adubação), níveis de desfolhação (remoção de 50 e 75% da parte aérea da gramínea) e estações de crescimento (períodos chuvoso e seco) sobre a produtividade e composição química da forragem de Trachypogon plumosus nos cerrados de Roraima. A gramínea apresentou alta responsividade à melhoria do ambiente de produção, apesar de sua boa adaptação aos solos de baixa fertilidade de cerrados. O aumento da intensidade de desfolhação, durante o período chuvoso, reduziu as taxas de crescimento e a produtividade e qualidade da forragem, independentemente do nível de correção da fertilidade do solo, não sendo detectado efeito significativo (P>0,05) durante o período seco. Os maiores rendimentos de matéria seca verde (P<0,05) foram registrados durante o período chuvoso, com 50% de desfolhação e utilização da calagem + adubação (6.607 kg ha-1) ou adubação (6.314 kg ha-1). A remoção de 75% do dossel da pastagem em combinação com a calagem + adubação (2.433 kg ha-1) ou adubação (2.335 kg ha-1), durante o período chuvoso, resultou em maior acúmulo de material morto. Os maiores teores de nitrogênio (N) e os menores de fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA) foram estimados durante o período chuvoso e com a utilização de calagem + adubação (16,22 g kg-1 de N; 71,89% de FDN e 34,11% de FDA) ou adubação (15,79 g kg-1 de N, 72,14% de FDN e 35,83% de FDA). A utilização da adubação ou calagem + adubação e do nível de desfolhação de 50% asseguram melhor distribuição estacional e maior produtividade e qualidade da forragem, além da redução no intervalo entre pastejos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paulo César Faccio de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

 

Published

2014-06-10

How to Cite

COSTA, N. de L., MORAES, A. de, MOTTA, A.C.V., MONTEIRO, A.L.G., CARVALHO, P.C.F. de and OLIVEIRA, R.A. de, 2014. Produtividade de forragem e composição química de Trachypogon plumosus sob níveis de correção da fertilidade do solo e desfolhação . Bioscience Journal [online], vol. 30, pp. 282–292. [Accessed26 November 2022]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17994.

Issue

Section

Agricultural Sciences