Características estruturais do dossel e acúmulo de forragem em gramíneas tropicais, sob lotação intermitente e pastejada por ovinos

Authors

  • João Virgínio Emerenciano Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gelson dos Santos Difante Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Denise Baptaglin Montagner Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Marcio Gleybson da Silva Bezerra Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rômulo Cortez Pinheiro Galvaõ Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rayssa Iris Galvão Vasconcelos Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Abstract

Objetivou-se com este estudo avaliar o acúmulo de forragem e as características estruturais do dossel de gramíneas forrageiras tropicais sob lotação intermitente na época das águas. Os tratamentos constituíram de quatro cultivares de gramíneas: Aruana, Marandu, Massai e Piatã pastejadas por ovinos sob lotação intermitente. Foram avaliadas as massas e os componentes da forragem no pré-pastejo em dois estratos, de 0-25 e de 25-50 cm, e no pós-pastejo; e o acúmulo de forragem. Não houve diferença entre os períodos de ocupação e de descanso entre as cultivares, para as variáveis avaliadas. A cv. Massai obteve a maior massa seca de forragem (MSF) nos dois estratos, além da maior densidade volumétrica (DV) e massa de material morto (MMM) no estrato 0 a 25 cm. No pós-pastejo dos pastos de Massai foram observadas as maiores MSF, DV e MMM. Os maiores acúmulos e taxa de acúmulo de lâminas foliares foram observados nos pasto de Massai. O pré-pastejo a 50 cm para as cultivares avaliadas, resulta em valores elevados para massa e proporção dos componentes de colmo e/ou material morto no dossel, além de excesso de forragens no pós-pastejo. As cultivares avaliadas são produtivas e adequadas para cultivo na região Nordeste, apresentando resultados de taxas de acúmulos de forragem e de lâminas foliares próximos a produção em outras regiões do Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-08-26

How to Cite

EMERENCIANO NETO, J.V., DIFANTE, G. dos S., MONTAGNER, D.B., BEZERRA, M.G. da S., GALVAÕ, R.C.P. and VASCONCELOS, R.I.G., 2013. Características estruturais do dossel e acúmulo de forragem em gramíneas tropicais, sob lotação intermitente e pastejada por ovinos . Bioscience Journal [online], vol. 29, no. 4, pp. 962–973. [Accessed20 April 2024]. Available from: https://seer.ufu.br/index.php/biosciencejournal/article/view/17393.

Issue

Section

Agricultural Sciences